terça-feira, 1 de julho de 2008

O Monge e a Filha do Carrasco

Assisti O Monge e a Filha do Carrasco (1995) de Walter Lima Jr. no Canal Brasil, uma co-produção entre Brasil e Estados Unidos. A produção é do Joffre Rodrigues. Sempre quis ver esse filme e nunca conseguia. É muito poético, bonito e complexo. Questiona muito as crenças, religiões e fala muito de intolerância. O Monge e a Filha do Carrasco é baseada na obra The Monk and the Hangman’s Daughter de Ambrose Bierce, ambientada em 1700. A cidade é fictícia e as locações foram realizadas em Ouro Preto.

Infelizmente não achei nenhuma foto com a bela Karina Barum que interpreta a filha do carrasco. O Monge e a Filha do Carrasco é em um período de muita ignorância, obscurantismo e de uma igreja claramente ligada ao poder local. O monge não acredita no que acham que ele deve fazer e tenta proteger a perseguida e discriminada filha do carrasco. O mais estranho é que o carrasco é marginalizado, mas ele só cumpre ordens das decisões jurídicas dos nobres cidadãos. O Monge e a Filha do Carrasco é um filme sobre hipocrisia. O monge fica confuso e nós mesmos ficamos incertos sobre o que é certo e errado. Texto complexo, filme difícil e triste.

O monge é interpretado pelo Murílo Benício. Outros do elenco são: Patrícia Pillar, José Lewgoy, Rubens de Falco, Paul Dillon, Eduardo Conde, Charles Paraventi, Nelson “Sacha” Rodrigues e Maria Gladys.


Música do post: 1 bwv1046, 2 adagio






Beijos, Pedrita

15 comentários:

  1. Ah eu sempre quis ver este filme! ainda não consegui, mas vou ficar de olho!
    Beijos @>--

    ResponderExcluir
  2. Me lembro da época em que esse filme foi lançado. Não consegui assistir até hoje ...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, na época do lançamento eu fiquei bem curiosa sobre este filme, mas o tempo foi passando e no fim eu nem assisti.

    Gostei da foto com a Patrícia Pillar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Preciso ver, gosto muito do Murílo Benício e de filmes de época.

    ResponderExcluir
  5. oi...eu li a sua opinião sobre pena de morte lá no meu blog e gostei muito...muito obrigada por ter comentado!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga Pedrita,

    Por ter sido indicada agora indico o seu blog e estes outros, se aceitarem, para usar o Selo "Prêmio Dardos" em sinal de admiração pela contribuição literária e cultural dos mesmos.
    Visite meu blog e veja na barra lateral como salvar o selo e as regras do prêmio.

    Flores para todos! @>--

    mataharie007.blogspot.com/
    almadepoesia2007.blogspot.com/
    dolugardemim.blogspot.com/
    encostadomar.blogspot.com/
    vomitandoimagens.blogspot.com/
    eros-tics.blogspot.com/
    poesiangolana.blogspot.com/
    amorsemedo.blogspot.com/
    sergiofranck.blogspot.com/
    viapoese.blogspot.com/
    poemargens.blogspot.com/
    poesialilazcarmim.blogspot.com/
    venezadebrasileiros.blogspot.com/
    www.olhosdefolhacintiathome.blogspot.com/
    labirintodosoledalua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. adoro o Murilo... acho ele um gato... preciso ver este filme... beijo, erika

    ResponderExcluir
  8. Eu não gostei desse filme. É difícil mesmo de assistir...

    ResponderExcluir
  9. sinceramente, dispenso! poucso filmes nacionais me fazem bem.. bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti esse filme logo depois que eu li a biografia do próprio Walter Lima, chamada Viver de Cinema". Foi, para mim, um dos melhores trabalhos em co-produção do cinema nacional. Pena que ele custou a entrar em circuito na época e quando entrou foi em pouquíssimas salas. Fazer o quê!Produção cinematográfica quando não é da globo filmes é assim mesmo.

    Meu outro blog (de mídia):
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Realmente, é um destes filmes que servem para questionar dogmas e comportamentos.
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  12. Asssiti este filme há muito tempo, na TV a cabo mesmo. E gostei muito, Aliás, acho que foi a primeira vez que me lembro de ter visto o Murilo Benicio, acredita? Bom... de férias da faculdade! Finalmente terei um pouquinho mais de tempo agora :) Ô sufoco que foi! Bjos grandes.

    ResponderExcluir
  13. Pedrita:
    Nunca ouvi falar deste filme.
    Conheco é: The Monk and the Hangman´s Daughter de Ambrose Bierce.
    Gostaria, no entanto, de o ver.
    Continue a falar de filmes, que é um tema que me interessa.

    Com o tempo vou por no meu blogue filmes meus favoritos, e gostava de ouvir a sua opiniao, caso os conheca.

    Saudacoes de Düsseldorf!

    ResponderExcluir
  14. adriana, elvira, ana maria, marion e erika, vejam sim.

    polêmica, obrigada

    mey, é comum mesmo o preconceito a filmes nacionais, muitas vezes sem conhecê-los direito.

    roberto, eu amo a ostra e o vento, já vi umas 8 vezes.

    ed, estava com saudade.

    teresa, eu quero ler the monk. passarei lá com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Gostei mto desse filme. Pena que ainda não foi lançado em dvd.
    Veja foto da Karina desse filme:
    http://fotolog.terra.com.br/filmesenovelas:127
    Bye

    ResponderExcluir

Cultura é vida!