sábado, 28 de junho de 2008

Lusa - A Matriz Portuguesa

Fui na exposição Lusa - A Matriz Portuguesa no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Adorei por vários motivos, uma porque a exposição está linda e outra porque vou poder compartilhá-la com vários blogueiros portugueses que visitam o meu blog e ainda por conhecer mais desse país da nossa colonização e dos meus amigos. Logo na entrada do átrio do CCBB já vemos um armário com vários vidros, descubro que são as especiarias. E com as explicações de sua possível procedência. A exposição Lusa - A Matriz Portuguesa ocupa quatro andares do CCBB e é de uma beleza incrível. Uma montagem belíssima! Há peças como disse no térreo, no subsolo, segundo e terceiro andar. Na parede em cada andar são projetadas imagens de portugueses explicando historicamente a exposição, as peças e suas influências. A mostra tem peças da pré-história até o período do descobrimento, são 107 peças, entre objetos de pedra, mármore, cerâmica e ouro, pinturas, esculturas, achados arqueológicos e mapas.


Há peças de vários museus de Portugal e do Brasil. Fósseis, peças arqueológicas, objetos judaicos. Gostei inclusive de papiros do Corão e do Torá que não conhecia. A exposição termina com uma réplica de uma caravela. A mostra Lusa - A Matriz Portuguesa é belíssima, grátis e fica até o dia 17 de setembro.


Youtube: Conc. p/ Cravo: Carlos Seixas / Gare do Oriente: Calatrava

Beijos,


Pedrita

16 comentários:

  1. Puxa, acredita que quando esta exposição esteve aqui em Brasília eu perdi?! Eu não acredito...
    Beijos @>--
    =D

    ResponderExcluir
  2. Eu também nao acredito, Adriana Costa, que estando no Brasil nao tenha visitado esta exposicao.

    Pedrita, fiquei encantada por esta reportagem sobre uma exposicao, que eu gostava imenso de ver.
    Da música também gostei.

    Continue a falar-nos de exposicoes, mesmo quando nao tenham
    a ver nada com Portugal.

    Saudacoes de Düsseldorf!

    ResponderExcluir
  3. É... esculturas são tão importantes e expressivas quanto as letras.
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, obrigada por esta divulgação mas não só:você o fez muito bem! Sua forma de expor a informação é sedutora e sugestiva. A gente fica com vontade de ir ver.
    Também reparei que você adora cinema e faz umas críticas muito pertinentes, porque explica a sua opinião. Já tentou trabalhar esse lado artístico-cultural trabalhando para um jornal ou magazine?
    Tenha um bom domingo, Mata Hari e se não for com 007, que seja com a sua irmã... Um beijo da avó Pirueta

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que luxo. Deve ser uma linda exposição, a começar pelas especiarias.. Eu estou voltando da maratona de trabalho, meio cansada é verdade, mas com mais tempo, este mês, pra visitar os amigos...Um grande beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Pedrita:
    As palavras da avó pirueta sao as minhas.

    Como tenciono vir aqui assíduamente, pus o seu blogue no meu link. Espero que nao se importe.

    Saudacoes de uma Alemanha em luto: perdemos o campeonato da Europa.

    ResponderExcluir
  7. Pedrita, a exposição deve ser linda mesmo.

    E achei linda a música. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Pedrita!
    Regressados de férias retomamos os comentários. Desde já os nossos parabéns pela visão que nos dás desta exposição.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Faz muuuuuito tempo que não vou a exposições. Boa dica! Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  10. o teu blog é linnnnndo, legal e interessante...parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Por quê estes eventos não são divulgados mais abertamente? A exposição deve ser impressionante. Nota 10 mais uma vez para teu trabalho no blog!

    ResponderExcluir
  12. Eu vi essa exposição aqui no RJ: é lindíssima. Aliás, o CCBB - pelo menos aqui no RJ - passou por uma grande transformação. Não só a curadoria das exposições como a programação de cinema melhorou 100%. Recentemente, teve uma mostra do Robert Altman com filmes do cineasta difíceis de encontrar em qualquer lugar.

    Discutir a mídia agora? Acesse
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito da arte portuguesa, talvez porque esteja no meu sangue (Infante) hehehehe. Legal você comentar isso sobre os nossos colegas blogueiros portugueses. Recentemente fiz uma pesquisa na net e descobri que muitos dos meus textos são apreciados pelo pessoal lá de "além mar"...

    ResponderExcluir
  14. Eu não vi essa exposição em concreto, aliás o curador deve a ter programado para o brasil, mas não tenho complexo em dizer que portugal tem um património histórico/artistico que surpreende muitos quando visitam boas exposições sobre portugal... claro, a especiarias estão na base dos descobrimentos, logo não admira a sua posição... conhecendo alguns eventos do mesmo tipo, imagino quão boa deve ter sido a visita e a dimensão da perda dos que não aproveitaram a oportunidade. Pena que muitos portugueses também nem valorizem o que é deles.

    ResponderExcluir
  15. adriana, que pena.

    ematejoca, sempre que ver uma exposição, comentarei aqui.

    maria do carmo, obrigada.

    celia, estava sentindo falta das suas visitas.

    marion e wally, vcs vão gostar. wally, eu não prestei muita a atenção nos jornais sobre a exposição, mas são paulo tem tantos eventos que alguns nem ficamos sabendo.

    fabio, eu vou de vez em qd.

    roberto, é linda mesmo né? eu adoro a programação do ccbb. sempre achei interessante.

    aqueta, tenho muitos portugueses entre os blogueiros amigos.

    geocrusoe, temos bons museus no br, mas não somos tão cuidadosos em cuidar da nossa história.

    ResponderExcluir
  16. Oi Pedrita.

    Essa exposição está na minha lista. Vamos ver se consigo.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir

Cultura é vida!