terça-feira, 17 de junho de 2008

Pecados Íntimos


Assisti Pecados Íntimos (2006) de Todd Field na HBO. Queria demais ver esse filme pelos elogios que recebeu da crítica, é excelente, mas um soco no estômago. É sobre a sociedade doente dos dias de hoje. Há de tudo, ninguém se salva. Há perversões psicológicas, adultos infantis de onde vem o nome original do filme: Little Children, desinformação e muito preconceito. Um outro motivo que eu queria ver é porque está a maravilhosa Kate Winslet e todos elogiavam demais o desempenho dela nessa filme. Todos estão excelente nesse filme indigesto e difícil de fazer. No início um pedófilo sai da cadeia e vai morar com sua mãe em uma cidade pequena. Os moradores se revoltam e não querem o pedófilo morando lá. Há polícia já tinha imposto algumas obrigações de "convívio", mas a cidade parece não achar suficiente. Realmente não deve ser fácil conviver com um pedófilo em uma cidade pequena, mas muitos se acham no direito de hostilizar esse homem perturbado e sua família.


As mulheres fúteis, desinformadas e preconceituosas iam aos parquinhos com seus filhos, onde um homem começa a ir com o seu filho também. Elas enlouquecem por ele, até que a personagem da Kate Winslet se envolve com ele. Os dois são casados. O que mais incomoda é como os dois são infantis. Em nenhum momento da relação ouvimos conversas adultas sobre o que acontece com eles, e eles não parecem efetivamente pensar nas conseqüências. Mas seus cônjuges não são melhores. O marido enlouqueceu por uma mulher em um site pornô e a esposa não quer que o filho de 3 anos saia da cama do casal, para evitar que eles fiquem sozinhos. Como disse, todos os atos são estranhos e ninguém parece querer conversar sobre eles.

Vou falar detalhes do filme: A infantilidade dos dois chega ao limite quando eles resolvem fugir juntos. Mas não há programação alguma, é algo adolescente e impulsivo. À noite eles decidem, ele vai buscar a mala e ela a filha. Eu nunca vi nada tão irresponsável. Ele não trabalha e finge pra mulher que estuda para tentar o registro de advogado que já não conseguiu anteriormente em duas tentativas. Em vez de estudar, todas as noites, ele fica vendo skatistas se divertindo. Ela resolveu cuidar pessoalmente da filha, então não trabalha também. E não cuida bem da filha, já que não tem paciência e autoridade alguma sobre a menina. Fico imaginando o que esses irresponsáveis iriam fazer depois da fuga com uma criança e sem dinheiro algum. É assustador a imaturidade deles. O elenco é muito bom. A maravilhosa Kate Winslet contracena com o belo Patrick Wilson.


Sua esposa é a bela e talentosa Jennifer Connelly e o marido, Gregg Edelman. As crianças muito fofas são interpretadas por: Ty Simpkins e Sadie Goldstein. Está muito bem o corajoso ator que aceitou fazer o papel do pedófilo, Jackie Earle Haley, a mãe super-protetora por Phyllis Somerville. Outro personagem difícil de realizar é interpretado por Noah Emmerich.
Música do post, que tem uma outra versão no filme: Fly Me to the Moon




Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Pedrita, eu quero muito ver este filme e por isso não li o post todo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. foi um dos filmes mais interessantes que vi nos últimos tempos... de facto, um murro no estômago. a recriminação do pedófilo e a histeria colectiva quando ele entra na piscina são de uma crítica social a toda a prova, ainda mais o comportamento dos guardas perante a ameaça e o heroísmo da mãe idosa perante o filho recriminado, para quem ela quer encontrar uma solução a todo o custo e autocastigo deste... tudo isto numa sociedade hipócrita, cheia de pecados intimos e pessoas irresponsáveis que vivem de uma forma vazia. Um filme amoroso e doce, cheio de ódio e amarguras. Uma pérola sem grandes custos de produção.

    ResponderExcluir
  3. marion, é muito bom, mas indigesto.

    geocruseo, é bem irônico mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Após um longo sumiço, dou as caras no circo blogosférico de novo, procurando antigos parceiros de estrada. E qual não foi minha surpresa ao me deparar com Pecados Íntimos, um exemplar legítimo de bom cinema, que mostra mais uma vez porque a lindíssima Kate Winslet é uma das melhores de sua geração. Brilhante! Recomendo Juno, de Jason Reitman (e preste atenção na menina Ellen Page, que já havia dado show em Menina Má.com). Beijos mil

    Meu outro blog:
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita!
    Todd Field é um cineasta que surge no universo cinematográfico como um verdadeiro autor, interessado nas pequenas histórias do quotidiano como reflexo do estado do mundo. E não nos esqueçamos que ele também é actor: surgeem "Eyes wide shut" do Kubrick na figura do pianista que toca piano de olhos vendados na célebre mansão onde Tom Cruise irá descobrir um outro universo, bastante tenebroso.
    beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir

Cultura é vida!