domingo, 15 de junho de 2008

Cartas de Iwo Jima

Assisti Cartas de Iwo Jima (2006) de Clint Eastwood na HBO. Eu queria muito ver esse filme de tanto que falavam. Excelente! O 007 também gostou muito. Só depois que assisti que fui saber que há outro sobre a mesma história só que do outro lado. Cartas de Iwo Jima é a luta dos japoneses na Segunda Guerra Mundial para manter uma ilha sagrada para o povo japonês em seu poder. O outro, A Conquista da Honra é o filme do lado americano. Nunca tinha ouvido falar nesse segundo, o 007 disse que é bem ruim, mas eu quero ver. Clint Eastwood filmou os dois filmes ao mesmo tempo, com elenco diferente. Ele não conseguiu autorização para fazer o filme na ilha de Iwo Jima. Acabou fazendo em uma ilha na Irlanda que tem o mesmo solo que Iwo Jima de areia negra e solo vulcânico.


Eu sempre acho a guerra uma insanidade, a luta por essa ilha me parecia mais insana ainda. Era uma ilha que tinha água contaminada, com péssimas condições de vida. Os japoneses inclusive ficam abandonados a própria sorte. Pela guerra estar no seu apogeu, junho de 1944, os japoneses dessa ilha não conseguem reforços de navios, aviões ou mesmo militares. Sabem que vão morrer afinal são barcos e mais barcos americanos, inúmeros aviões, milhares de soldados, contra alguns miseráveis de sede e fome, e muitos doentes que morriam antes mesmo do exército americano chegar. É de uma insanidade absurda defender um pedaço de terra praticamente sem utilidade. Como se vidas valessem o que os humanos acharam por determinar ser sagrado.
Cartas de Iwo Jima mostra bastante a incoerência da guerra, onde todos lutam por sua pátria, vendo o outro como o inimigo, quando na verdade são homens matando homens por questões inconcebíveis. Há japoneses e americanos bons e maus, insanos e sadios. Nesse período foram enterradas cartas que não chegaram a ser enviadas as famílias dos soldados e são nessas cartas que o filme é baseado e na obra de Tadamichi Kuribayashi. O elenco é excelente: Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase, Shido Nakamura, Hiroshi Watanabe, entre outros.

Cartas de Iwo Jima ganhou Oscar de Melhor Edição de Som e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.


Música do post: Toru Takemitsu, compositor japonês: A Way a Lone

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Beijos, Pedrita

8 comentários:

  1. Tenho curiosidade para ver este filme e a outra versão.

    Gosto de filmes de guerra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A guerra sempre foi uma grande insanidade de homens sedentos de poder...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Humm ótima pedida! Está na lista dos filmes a serem vistos.

    Um beijo e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? A HBO não pega na minha operadora.. snif snif.. Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita.

    Não gosto muito de filmes de guerra.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. Clint Eastwood é o máximo. Sou grande fã dele.
    Denise

    ResponderExcluir
  7. marion e camila, vcs vão gostar.

    fabio, eu somei ao meu plano da net os canais hbo.

    dê, eu tb amo o clint (íntimo não?)

    ResponderExcluir
  8. Não li seu post, mas tenho impressão de que o filme é maravilhoso e por isso estou muito ansioso pra ver! Está na minha lista de must-see.

    Cheers!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!