sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Através de Mira Schendel

Fui na exposição Através de Mira Schendel na Caixa Cultural Sé. Há duas exposições dessa artista plástica em São Paulo. Essa tem o foco no público infanto-juvenil, já que Mira Schendel brincava muito com as letras e tem várias obras com letras, ela produziu mais de 2 mil obras só de monotipia. Ela brincava muito também com a máquina de escrever e há várias máquinas na exposição para as crianças experimentarem, já soube que algumas nem sabiam da existência dessas máquinas e ficam fascinadas. A concepção e curadoria são de Renata Sant´Anna e Valquíria Prates. O projeto expográfico é de Augusto Citrângulo. Essa foto de Mira Schendel do cartaz é de João Xavier.

Essas obras estão expostas na mostra. A de balões e letras é da série Cálculos e foi criada em 1960. A outra só vendo mesmo na exposição para compreender são letras da máquina de escrever, essa é da série Datiloscritos de 1974. Mira Schendel nasceu na Suíça, em Zurique em 1919, depois radicou-se no Brasil.

Essa obra é de 1953. Essa exposição é do projeto Arte à Primeira Vista promovido pela Caixa Cultural, fica em cartaz até 26 de fevereiro e é gratuita..




Esse matéria do vídeo não é dessa exposição, mas conta bem como a Mira Schendel trabalhava.

Beijos,
Pedrita


3 comentários:

  1. Que delicia. Como eu gostaria de ser menos preguiçosa para aproveitar coisas imperdiveis que essa cidade proporciona. Voce me atualiza. obrigada!
    Bjos,
    Cam

    ResponderExcluir
  2. Pedrita eu adorei sua postagem! Muito interessante mesmo. Eu já conhecia alguma coisa da Mira Schendel,mas não sabia como ela trabalhava e o vídeo foi fantástico, mostrou muito bem. Beijos, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. camille, acredita q eu me acho preguiçosa? essa semana deixei de ir em dois eventos e me senti péssima. eu me esforço. para essa exposição eu me esforcei e valeu a pena.

    anamaria, q bom q gostou. e essa exposição caiu no colo. corri para chegar na vernissage. eu tb amei o vídeo, eu tinha visto a exposição, mas entender pelo vídeo ficou mais interessante ainda.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!