sábado, 11 de abril de 2020

Z: A Cidade Perdida

Assisti Z: A Cidade Perdida (2016) de James Gray no TelecinePlay. Não conhecia o filme, está em aventura, não deixa de ser, mas é drama também. É a história do explorador Percy Fawcett que desapareceu no Mato Grosso com seu filho na última expedição. Fawcett fez várias expedições a Amazônia a pedido do governo britânico. O filme é baseado no livro do jornalista David Grann.

Charlie Hunnam interpreta Percy Fawcett. O filme começa com o explorador casado (Sienna Miller) e sendo convocado para ir mapear a região amazônica. Ele tem um filho pequeno e sua esposa está grávida. Acaba aceitando e segue com um grupo expedicionário. Interpretam o grupo que o acompanha em algumas das expedições: Robert Pattinson, Angus Macfadyen, Edward Ashley e Tom Holland.


Os sofrimentos são muitos, alguns morrem, mas eles chegam ao final do rio. Como exploradores acharam que eram os primeiros a chegar lá, ignorando os povos que já viviam no local há séculos. O filme foi gravado na Colômbia. Nesse lugar Fawcett acha cerâmicas e decide procurar a cidade que teriam moradores que tivessem feito os artefatos. Para a sociedade, indígenas eram selvagens. Fawcett fica muito surpreso que pudessem ser mais evoluídos do que imaginava. Se até hoje acham que indígenas "precisam evoluir", imagine naquela época. Também era a época que achava-se que uma mata devia ser explorada, como se ela não fosse evoluída o suficiente e como se não pudesse simplesmente existir com os seus povos, floras e faunas e suas regras próprias.
Apesar do caráter explorador, Fawcett via a evolução do indígenas, suas práticas, culturas, habilidades de caça, pesca e plantações. Fawcett volta para a Inglaterra, acaba sendo recrutado para a Primeira Guerra Mundial e é condecorado por bravura. 

Fawcett viajou três vezes para a região amazônica, até ir na última com seu filho mais velho e desaparecer. A cada viagem ele fica ausente por anos. 

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Acredito que seja um filme muito interessante de ver, sentadinho no sofá.
    .
    Desejando uma Páscoa muito Feliz
    ( tanto quanto possível )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rikardo, eu me incomodo um pouco com o caráter explorador.

      Excluir
  2. É uma versão bastante interessante sobre as expedições de Fawcett.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu e os filmes temos uma má "relação" Lool
    -
    "Neste tempo que nos resta..." | Uma Santa Páscoa | .O tempo pode ser curto e o amanhã já ser tarde. A Páscoa continua, as vidas não. Por isso, façamos do nosso próprio lar o imaginário da família em volta da mesa. A praia que gostaríamos de visitar... O parque florido iluminado pelos raios de sol... Façamos a nossa obrigação. Ficar em casa, porque do nosso lar iluminado podemos sempre falar com quem está longe, ou mesmo ali ao lado... PÁSCOA FELIZ.

    Beijo e abraço, virtualmente carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, é um bom filme histórico. eu tenho uma má relação com religião.

      Excluir
  4. Adoro cinema, mas ultimamente tenho visto pouco. Não conheço este filme.

    Desejo-lhe uma boa Páscoa, apesar das contrariedades:))
    Beijinhos:))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isabel, eu vejo bastante e são ótimos companheiros de isolamento.

      Excluir
  5. Este filme trata de assunto que me interessa. Estou lendo o "À margem da história", do Euclides da Cunha, e logo no início ele enumera uma meia dúzia de estudiosos estrangeiros, que 'trataram' da Amazônia, em seus trabalhos. E diz que a literatura científica amazônica é amplíssima.
    Euclides já colocava também que "se as nações estrangeiras mandam cientistas ao Brasil, que absurdo haverá no encarregar-se de idêntico objetivo ... um brasileiro?”
    São coisas para se refletir, não é?

    Beijo
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, era uma época de mapear países. esse explorador foi pra mapear a bolívia. não tinha fronteira. acho q vc iria gostar muito desse filme. sim, acabamos refletindo olhando hj com distanciamento.

      Excluir
  6. Amo ver filmes Pedrita,esse ainda não assisti mas já gostei da sinopse😘

    ResponderExcluir
  7. Não é meu estilo de filme.
    Acho interessante essa atração que algumas pessoas tem por explorar selvas, etc, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho que ia gostar por ser histórico. tb não entendo essa doença em explorar florestas, como se elas precisassem ser exploradas.

      Excluir
  8. Ainda não conhecia o filme, mas parece bom .
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Deve ser um ótimo filme.
    Fiquei curiosa que é roteirizado a partir do livro.
    Não conhecia das aventuras de Percy Fawcett nem sabia das expedições para a Amazônia.
    Vou procurar assistir.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!