quarta-feira, 17 de junho de 2009

Era uma Vez: Arte Conta Histórias do Mundo

Fui na exposição Era Uma Vez: Arte Conta Histórias do Mundo no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Essa exposição é encantadora. Pegaram vários artistas que retrataram na arte várias histórias infantis conhecidas.
Obra 1001 Noites à Luz do Dia - Sherazade Conta Histórias Árabes de Beatriz Milhazes - 1996-1997

Nas paredes escreveram sobre vários escritores de contos infantis como Charles Perrault, os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. As obras são montagens, telas, desenhos. Há desde obras feitas para a exposição como desenhos antigos de histórias que conhecemos tanto: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Patinho Feio e Rapunzel.

Obra A Dobradura do Samurai de Fernando Vilela -
2005
Todos os andares trazem obras sobre os contos.
No subsolo apresentaram obras com histórias dos países, Japão, África, Rússia, Itália e Oriente Médio. Gostei muito das obras com as dobraduras do Samurai.
No 1º Andar há obras feitas pelos visitantes em pano para que escrevam um livro de pano.
Já haviam dois lá em exposição e outros panos com os desenhos em varais. Me avisaram que eu poderia fazer um no mezanino. Apesar da minha timidez eu fiz um. Não vou dar detalhes pra vocês não descobrirem qual é. Quem quiser desenhar lá pode costurar com linhas, desenhar com tinta pra pano, é muito bacana. Se não tiver ideia a educadora ajuda na inspiração perguntando quais histórias que ele viu gostaria de representar no livro. Eu criei a minha própria história.


Obra Rapunzel de Hortência Barreto - 2006

Dos contos infantis a exposição Era Uma Vez: Arte Conta Histórias do Mundo falou bastante do conto Pele de Asno, vocês lembram que recentemente eu vi no Telecine Cult. Gostei de conhecer detalhes da origem desse conto. Eu não conheço a história infantil da menina e o fósforo, vou tentar encontrar.Também adorei ver várias telas sobre o Patinho Feio, vocês se lembram que eu gosto muito desse conto quando eu falei no post Os Livros da Minha Infância. Essa exposição me lembrou bastante a série Contos Clássicos que vi vários no próprio CCBB São Paulo, principalmente o com o Antonio Karnewale, Qualquer Coisa Conta História, onde ele relatava como eram na origem muitas das histórias que conhecemos e como foram adocicadas pela Disney. Essa exposição está na última semana, termina dia 21, domingo e é grátis, até mesmo é gratuito fazer o desenho no livro de pano.


Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Sim, Pedrita.
    Tirei essas fotografias ontem à noite ao sair da "Düsseldorfer Schauspielhaus" (Casa de Teatro de Düsseldorf).

    ResponderExcluir
  2. Pedrita você é uma felizarda com tantos lugares para ir.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica!! Vou ver se consigo bisitar essa expo! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. georgia, eu me recinto bastante de amigos que moram em cidades com pouca vida cultural. aqui no brasil, infelizmente, muitas cidades não têm nem um único cinema. e muitas vezes se há um teatro, em geral de alguma escola, vive fechado, ou vira depósito de carteiras e cadeiras. como aconteceu aqui no theatro são pedro. agora por sorte entrou no circuito cultural.

    marion, vcs iam adorar a exposição. há muitas cinderalas em vários olhares e versões.

    carla, vc vai gostar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!