Terminei de ler Misto-Quente (1982) de Charles Bukowski. Esse é mais um dos livros que minha irmã me emprestou. Gostei muito, nunca tinha lido nada desse autor, é dessa edição da capa da foto, publicada pela L&PM. Agora achei na FNAC por R$ 15,60 e vi que chega no máximo a R$ 19,50. Parcialmente biográfico, Charles Bukowski conta a história de um garoto que nasceu na Alemanha e veio aos 3 anos para os Estados Unidos. De família pobre, sofreu muito na mão de um pai violento e irrascional. Ele espancava regularmente o filho.
Misto-Quente fala de famílias pobres que perderam os seus empregos na época da recessão. Fala dos colégios, da violência nas escolas e nas ruas, da intran-sigência familiar, famílias desestruturadas. Fui olhar fotos de Charles Bukowski na internet e realmente parece que ele sofreu com problemas de espinhas. No livro, Charles
Bukowski fala de um tratamento gratuito que o personagem participou como experiência. Um tratamento doloroso, desumano, assustador. Fiquei impactada com o texto de Charles Bukowski, não dá pra ficar indiferente a tanta violência na sociedade e acabei refletindo muito sobre as consequências desses atos, embora não acredite em consequências lineares.
Anotei alguns trechos de Misto-Quente de Charles Bukowski:
“A primeira coisa de que me lembro é de estar debaixo de alguma coisa.”
“Sábado? Não havia a mínima chance de que eu pudesse ir. Era dia de cortar a grama. Eu tinha que cuidar dos fiapinhos. (Eu nunca conseguia eliminá-lo por completo.) Praticamente todos os sábados eu apanhava com o amolador de navalha porque meu pai encontrava um fiapo. (Também apanhava durante a semana, uma ou duas vezes, por outras coisas que eu deixava de fazer ou não fazia corretamente).”
Os nossos atos ficam marcados na vida de uma crianca para sempre. Uns superam outros carregam as marcadas a vida toda. certamente deve ser um bom livro.
Embora não tenha lido o livro em questão, gosto muito do autor, já que o que li dele, até o momento, me instigou bastante.
ResponderExcluirUm abraço.
Fiquei interessada no livro, ainda mais que vc disse que é meio autobiográfico!
ResponderExcluirBj
Nossa, adorei sua resenha!!! Com certeza vou amar, vai pra lista! É a minha cara, adoro livros assim!
ResponderExcluirbeijinhos
Os nossos atos ficam marcados na vida de uma crianca para sempre. Uns superam outros carregam as marcadas a vida toda. certamente deve ser um bom livro.
ResponderExcluirBjus
la socière, carla e georgia é bastante violento.
ResponderExcluirEste foi mais um daqueles livros que comprei porque estava barato e nunca tinha lido nada do autor. É violento, mas muito bem escrito.
ResponderExcluirDenise
Pois temos impressões semelhantes sobre este livro e igualmente ambos o achámos duro e mesmo assim gostámos.
ResponderExcluircarlos, verdade. mas vou pensar muito se vou querer ler outro desse autor.
Excluir