sábado, 3 de julho de 2021

O Príncipe Maldito de Mary Del Priore

Terminei de ler O Príncipe Maldito (2007) de Mary Del Priore da Objetiva. É sobre o neto de Dom Pedro II, Pedro Augusto, cotado para ser o novo Imperador, mas que não assumiu porque veio antes a Proclamação da República. Eu li Barbas do Imperador sobre Dom Pedro II e A História da Princesa Isabel. No tempo que ainda íamos em teatro, eu achei em uma barraquinha na Praça Roosevelt livros pra vender e achei esse. Parece até que não foi lido. Comprei por R$ 10,00.

O marcador de livros é um tapetinho que comprei em uma feira do imigrante na barraca da Hungria.

Foto de Otto Hees

Apesar de ter lido os outros livros, esse foca em outros aspectos. Primeiro fala do nascimento dos herdeiros. Como no livro da Isabel, o marido dela, o Conde D´Eu, era odiado. Também não gostavam do casal que era muito religioso. E Isabel contrariou o pai e fez a abolição, sim, por pressão, mas ela e o marido eram abolicionistas. Isabel era a tia de Pedro. Ele não gostava da tia.
Enquanto a Princesa Isabel assinava a Abolição, Dom Pedro II e o neto, aos 24 anos, viajavam pela Europa. O avó se interessava por ciências e pesquisas, e o neto por política. Surgiram pretendentes a Pedro Augusto, mas eles não concordavam com os termos do contrato, então não se casou. A família real volta ao Brasil quando os republicanos estão preparando o golpe, visualmente ele lembrava muito o avô que era adorado. A família real é ovacionada, todos adoram Pedro Augusto. Uns 15 dias após a Proclamação da República seria aniversário do avô, e Pedro Augusto acreditava que a tia abdicaria do trono a pedido de Dom Pedro II e Pedro Augusto seria o Imperador.
Foto da saída do Brasil

Após a Proclamação da República, insistem que a família real saia de madrugada, em silêncio, para evitar conflito. Os monarquistas nunca entenderam porque a família Real não lutou para ficar no poder. Depois os monarquistas tentaram trazer um neto de Dom Pedro II ao Brasil que nem conseguiu descer do navio. Pedro Augusto se desestabilizou já no navio, passou a ter mania de perseguição e passou o resto de sua vida indo a sanatórios, tentou suicídio inclusive, mas morreu com mais de 60 anos em um sanatório.
Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Olha, vou confessar, nem li o post para não antecipar nenhuma das revelações. Sempre quis saber mais sobre esse príncipe-futuro imperador que o destino afastou demais dos planos que fizeram pra ele.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, melhor mesmo, a vida desse jovem é complexa.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Seria muito interessante a produção de uma minissérie sobre o Pedro Augusto...Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. devem falar do neto do dom pedro II na nova novela da globo. e se não falar da vida adulta dele, poderiam continuar a novela.

      Excluir
  3. Nossa ... a vida dele foi uma verdadeira tragédia. Vale a pena reler essa história com cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ali, exatamente. ele acreditou demais que seria o imperador, não lidou nada com a proclamação da república.

      Excluir
  4. Eu já li várias biografias ficcionadas ou não e é um género que gosto. Nãp conheço a autora nem a personagem, mas sem dúvida que relata aspetos importantes da história do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, essa é biografia mesmo. mary del priore é uma historiadora e pegou em jornais, cartas, a história do neto de dom pedro II.

      Excluir
  5. Li a Mary com alguma frequência na época da minha graduação em História, isso faz mais de 10 anos, meu Deus, como o tempo passar rápido!!!! Nossa!!! Fique com vontade de revisitar a autora para saber mais sobre a família real brasileira. Deu vontade de revisitar a autora, lembro que ela escreve muito bem.

    https://elfpandora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, eu resolvi ler a priore pq ainda não tinha. gostei muito. não conhecia praticamente nada sobre o neto do dom pedro II.

      Excluir
  6. Quero muito ler esse livro.
    Vai já para a wishlist.
    Tenho curiosidade sobre a biografia do príncipe Pedro Augusto.
    Lindo seu marcador tapetinho artesanal ❤❤

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho que vai gostar. preenche lacunas. eu amei esse marcador, comprei dois na época. tinham vários, um mais lindo q o outro.

      Excluir

Cultura é vida!