sábado, 1 de maio de 2021

Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba

Assisti a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba. Que maravilha! A Lei Aldir Blanc possibilitou essa preciosidade e auxiliar tantos artistas em várias áreas. Foram 130 eventos de 43 expositores, 14 artistas visuais, 7 oficinas de expositores, 8 oficinas de capoeira, ioga, danças africanas, ginástica, plantas comestíveis, tapeçarias, 37 apresentações musicais, 3 saraus; 5 grupos de circo, 6 grupos de teatro infantil e 6 contações de história. Mais de 220 artistas. Tinha música, oficinas, saraus, música, teatro, fotografia, artesanato, artes visuais, nossa, uma infinidade de vídeos que estão lá, disponíveis no youtube pra apreciação, tão eclético e tão mágico. Kleber Albuquerque fez um show, bem como Ellen Oléria, Marquinho do Pandeiro e Tuco Pellegrino, Serial Funkers, mas alguns disponibilizaram músicas como Rodrigo Régis, Elder Costa, Adolar Marin, VNKOF, Anette Camargo e Death Valley Stones. Em cada atração vou colocar o link do vídeo.

Os artistas falavam dos seus trabalhos, ou davam oficinas ensinando algum trabalho. Marina de Lourdes Ferreira falou da tradição familiar em crochê que era da avó e eles transformaram em objetos. Como a Oficina Kixou biscuit da Cristine Barros de Lima que ensinou a fazer chaveiro de bichinho ou do Ateliê da Liliane Alves. Ou a Oficina de Tapeçaria com a Anita Carvalho, uma das produtoras do evento junto com Leonete Accetto. Tem Oficina de Dança Africana com a incrível Fanta Konatê que disponibilizou ainda um de seus shows. Ou aula de ioga com Camila Cherene.

Tem várias atrações para crianças. Como o Flores, Pássaros e Canções da Flor de Crejoá, que graça. Também tinha uma banda infanto-juvenil de punk rock, Os Desconhecidos. Contação de Histórias com Sandra Gúzman e André Gonçalvez com A Pombinha e a Moura Torta. A companhia Navega Jangada também disponibilizou a peça A Pequena Semente do Tempo no site da feira. Eu comentei sobre a peça aqui.

Algumas músicas entraram nas minhas listas do Spotify, como a impactante Rodas de Márcia Cherubim, o Xote Pra Agradar Você de Rosana Pucchia e Davi Pasqua e Mar Inteiro do Marco Vilane.

Tem vídeos com fotos de Paranapiacaba como do Billy Albuquerque e do Edu Guimarães. É muito vídeo, muita arte, muito aprendizado, amei!
Vou por alguns vídeos, escolhi uns diferentes que comentei, bem menos que gostaria, mas se quiserem ver muitos outros é no Youtube da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba que vou deixar o link aqui.





 



 
 





Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Uma publicação muito interessante. Adorei :))
    ~~
    Coisas de uma Vida
    ~
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, parabéns pela matéria, já pensei nos chaveiros que eu compraria para minha coleção.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, Pedrita.
    Programação incrível, para várias horas de distração.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, tanto trabalho manual, tanta oficina de trabalho manual, pensava muito em vc.

      Excluir
  4. O tipo de programa que me entretem. Sou feroz defensora dos incentivos governamentais à cultura, e acho que quem não o é, não é patriota, pois a cultura é a expressão da alma de um povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu tb sou defensora do apoio a cultura. projetos mais independentes não conseguem patrocinadores, é bem difícil, então precisa de incentivo.

      Excluir
  5. Olá Pedrita
    Nossa estou absolutamente impactada!
    Ver um post assim, conhecer essa multipluralidade de artes, de conceitos, de aprendizado, de entretenimento e de cultura me deixa emocionada.
    Já favoritei, vou lá agora visitar, me encantar (e aprender) e agradeço a vc por compartilhar ❤❤

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, esse evento me deixou exatamente assim. incrível mesmo. obrigada por favoritar.

      Excluir
  6. Muito obrigada por todos os comentários e pelo apoio a #feiradearteseantiguidadesdeparanapiacaba

    ResponderExcluir

Cultura é vida!