quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Valsa Para Bruno Stein

Assisti Valsa Para Bruno Stein (2007) de Paulo Nascimento no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, tentei quando ficou em cartaz nos cinemas, mas ficou em poucos cinemas, tinha pouquíssimas cópias e ficou pouquíssimo tempo em cartaz. Me empolguei muito quando vi que ia passar no Canal Brasil. Adorei! É de uma delicadez incrível, uma poesia, trilha sonora lindíssima e com uma fotografia maravilhosa! Valsa Para Bruno Stein é baseado na obra do brasileiro Charles Kiefer, que já ganhou Jabuti por suas obras e eu não conhecia. Me envergonho muito de não conhecer vários escritores brasileiros e de não ter lido uma única obra. Tenho tentado redimir essa falta. Esse autor inclusive eu já adicionei na minha lista.

Aos poucos nós vamos entendendo os perso-nagens. É em uma fazenda, o proprietário tem alguns empregados que fabricam tijolos. A nora e três filhas estão hospedadas lá. E ele tem uma esposa da idade dele. Valsa Para Bruno Stein fala bastante sobre morte. Esse senhor se sente doente e pensa sobre a sua vida. Sua nora já tem outra insatisfação, parece estar amortecida pela vida, parece que deixou de lado a sua vida e vive para as filhas. Ele e ela são os talentosos Walmor Chagas e Ingra Liberato, eu gosto demais dessa atriz. Outros do elenco são: Aracy Esteves, Leonardo Machado, Fernanda Moro e Nicola Siri. Só duas questões me causaram estranhamento. Pela casa da fazenda eles estavam bem de vida, classe média, então não entendi porque a esposa desse senhor usava lenço e roupas de pessoas que trabalham na roça, eu cheguei a achar que ela era a empregada da casa, não a esposa do dono. E pelo padrão da moça e das filhas, o marido ser caminhoneiro e de um caminhão simples ficou incoerente. Mas são detalhes! Valsa Para Bruno Stein é belíssimo! Trata com muita delicadeza de um tema tão sensível! Ingra Liberato ganhou Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado por esse filme, merecidíssimo! Está maravilhosa como sempre! O trailer mostra muitos detalhes do filme, se não quiserem descobrí-los antecipadamente, não vejam!

Youtube: Valsa para Bruno Stein (Promo)



Beijos,

Pedrita

6 comentários:

  1. O canal Brasil estava aberto até o fim de semana passado. Agora, abriram os HBOs. Mas estou sem tempo de assistir.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita!
    Passando para te desejar uma noite encantadora.
    Ternos beijos para ti...

    ResponderExcluir
  3. Gosto da Ingra desde que ela fez "Ana Raio e Zé Trovão".

    O filme deve ser ótimo, só bons atores!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. dê, eu li q o canal brasil comemora dez anos e vai ficar aberto um tempo para q todos vejam.

    andreia, obrigada.

    sheila, tb adoro a ingra.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, gosto muito da Ingra e adoro Walmor Chagas, ele sempre foi um charme de homem, nem os cabelos brancos tiraram isso dele.

    Gostei demais do video e já anotei para ver se acho em CD qdo for ao Brasil.

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. georgia, eu acho q vc vai amar esse filme.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!