terça-feira, 23 de julho de 2024

Longa Pétala de Mar de Isabel Allende

Terminei de ler Longe Pétala de Mar (2019) de Isabel Allende da Bertrand Brasil. Na última Festa do Livro da USP fui no balcão dessa editora. Foi difícil decidir qual livro dessa autora que amo eu ia levar com 50% de desconto.

Obra The Lee Shore de Edward Hopper que veio em um calendário.

Marcador de Livros de golfinho

 

Obra Guernica de Picasso

Podem ver que pelas ilustrações com a capa do livro, eu não estava preparada para um livro de guerra. A obra começa na Espanha, em meio a Guerra Civil Espanhola. A leitura arrastou bastante. Eu tinha escolhido uma obra mais leve a ler.
Obra Castilo de Coca (1964) de Lucio Muñoz

O protagonista é Victor Dalmau. Na guerra, muito jovem, salva um rapaz já morto fazendo movimento no coração. Um médico vê, o rapaz conta que largou o curso de medicina porque não conseguiu pagar e passa a acompanhar os médicos e aprender o ofício na prática. Com a situação insustentável na Espanha, pede a um amigo que leve a pé a mãe grávida de seu sobrinho e sua mãe para fora da Espanha. Foram milhares de refugiados caminhando com fome e frio pelo país até a fronteira. Depois colocados em campos de concentração em situação miserável. 

Dalmau resolve então tirar a cunhada e o bebê da Europa e se inscreve para conseguir uma vaga no Winnipeg, navio de imigrantes que seguiria para o Chile. Isabel Allende ficou impressionada como eu com essa história. Pablo Neruda era diplomata, o que eu desconhecia. E resolve lotar um navio de imigrantes para o Chile. Os governantes e alguns chilenos não queriam, então ele não teve apoio, nem ajuda financeira. Conseguiu apoio de pessoas e comerciantes pra equipar o navio com cozinheiros e alimentos para a viagem. E selecionou quem poderia ir. Foram levadas mais de 2200 pessoas. Me emocionei demais! Desconhecia por completo essa história. O nome do livro é de um de seus poemas e as poesias de Neruda aparecem em todo o livro. 

Obra Paisagem 5 de Augustín Abarca

No Chile, Dalmau finaliza os seus estudos de medicina, com ajuda da esquerda do país. Além da amizade com Pablo Neruda, fica amigo de Salvador Allende. O livro chega  então na ditadura, ele vai a um campo de concentração. A obra termina na velhice de Dalmau, após seus 80 anos. Eu acho fascinante como Allende costura as histórias, as tramas, a quantidade de texto. Acho incrível como alguém escreve tanto e tão bem. Entre meus autores preferidos.



Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. A obra como uma odisseia desse pessoa pareceu-me interessante, apesar de já há muitos anos não ler nada de Isabel Allende. Como ando numa fase difícil da vida, ultimamente tenho evitado obras densas, pois deprimem-me, tenho ido mais para policiais de atores consagrados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, sim, há momentos dramáticos. mesmo a maior parte sendo a história de uma família no chile. tb adoro livros policiais e distraem bastante.

      Excluir
  2. Eu também gosto muito da Isabel Allende. Ela, aliás, tem uma história curiosa: meio que se apresenta como chilena, por causa do parentesco com o Salvador Allende (um herói, em minha opinião) mas nasceu no Peru. É verdade, Neruda foi diplomata, assim como Guimarães Rosa.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, os livros dela encantam e informam. gosto demais. sim, ela nasceu qd a família estava no exílio. eu não sabia q neruda era diplomata. guimarães rosa sim.

      Excluir
  3. Já começa LINDO pela capa e título né?????
    A narrativa da autora é sempre poética e alinhavada de maneira que nos transporta para dentro do enredo.
    Esse deve ser muito emocionante.
    Aaaaahhhhhh e esse marcador de golfinho é mega fofinho.
    Levo a indicação ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, linda a capa não. eu adoro as edições dos livros da allende no brasil. é muito emocionante. ah, amo esse marcador de golfinho fofinho.

      Excluir
  4. Eu amo a Isabel Allende! Que saudades de ler um livro dela. Sempre saiu de seus livros sabendo mais do sabia antes. É uma autora maravilhosa, seu post me deu saudades de ler e dizer como você : "Me emocionei! Desconhecia por completo essa história.". Eu amo como a Isabel Allende conta a história do Chile através de seus romances, como ela informa sem ser chata. Eu também acho o trabalho dela incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, exato, o estilo dela, a costura das tramas, os fatos históricos intercalados, é uma sensação inesquecível. sim, eu conheço muito mais do chile pelos olhos dela.

      Excluir

Cultura é vida!