segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A Despedida

Assisti A Despedida (2019) de Lulu Wang no TelecinePlay. Eu não vejo filmes com doenças, terminais então, nem pensar. Quando eu leio na sinopse, após descobrir um câncer... eu nem termino de ler e já vou procurar outro filme. Mas esse vem sendo  muito elogiado, resolvi me esforçar pra ver. E nem é uma hora boa pra ver filme com esse tema, mas enfim. É um lindo filme!

A irmã fica sabendo pelo hospital que sua irmã está com câncer terminal. Ela resolve não contar à irmã, mas avisa toda a família que inventa um casamento para todos viajarem para a China para A Despedida. Alguns parentes moram nos Estados Unidos.
É linda demais a relação da neta com a avó, emociona demais. Awkwafina e Shuzhen Zhao arrasam. Os pais não querem que a filha vá, já que é muito emotiva e não vai saber esconder a doença da avó, mas ela vai escondido mesmo assim. Apesar dela ter ido pequena para os Estados Unidos ela mantém uma relação muito próxima com a avó. É para a avó que conta o que acontece com ela, a união das duas é comovente.

A neta não se conforma que a família quer esconder da avó a doença. Com isso a família sempre conversa e ficamos sabendo de muitas tradições, de diferenças culturais entre China e Estados Unidos. A família também está sempre junta nos preparativos do casamento, nas refeições, então o tempo todo falam de tradições, culinária, é um filme muito rico culturalmente. Além de muito lindo!


Beijos,
Pedrita

20 comentários:

  1. Está na minha lista para conferir.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Agradeço a dica! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que já gostei muito de ver aqueles filmes em que uma pessoa chora, chora, chora, que nem uma Madalena como se ousa dizer. Embora atualmente não ligue nada a filmes c- gosto sim e muito de documentários - e muito menos desses filmes de chorar e soluçar. Para chorar e solução j+a me basta a vida que é cada vez mais...um choro de se viver.
    .
    Uma semana feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rykardo, eu evito ver filmes com doença. esse tem um tratamento delicado, tem momentos engraçados com a família.

      Excluir
  4. Eu também tenho evitado ver filmes com esse tema. Mas já vi uma boa quantidade deles no passado. O da resenha parece valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu sempre evitei, mas esse não é dramático.

      Excluir
  5. Concordo um pouco com o Ricardo. Embora não nos devamos deixar afundar pela situação.
    Boa sugestão!
    --
    Algo vai morrendo lentamente
    -
    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, esse filme não é dramático. muito delicado.

      Excluir
  6. Está na lista.

    Os filmes em Lançamentos, sempre são pagos e até bem caro.
    O que me referi, foi a esses, Pedrita.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu espero entrar no canal. eu só vejo os filmes q estão na pasta programas de tv no now. e se tem preço embaixo vou procurar outro.

      Excluir
  7. Olá, querida Pedrita!
    Pela resenha é um filme lindo mesmo.
    Eu também evito esse tipo de filme, mas infelizmente muitos passam por essa situação.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, sim, eu evito esse gênero de filme, mas esse é um filme muito lindo e delicado.

      Excluir
  8. Oi Pedrita, eu assisti a esse filme nesse final de semana. Acho que no domingo à noite. E gostei muito. Mesmo falando de doença eu não achei ele pesado. E gostei de mostrar a cultura chinesa e a diferença de como encaram e informam a doença para o paciente.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, exatamente, o tratamento do filme é muito delicado. gostei muito tb.

      Excluir
  9. Esse filme é de uma delicadeza ímpar!
    Desde o início quando os pais da Awkwafina recebem a noticia e não querem falar pra ela por acharem que ela vai contar para a avó.
    Passando pelo casamento. O neto que começa a chorar nas fotos.
    A reunião dos familiares nas refeições.
    A irmã que diz que é normal não contarem. O médico diz que ele mesmo não teria contado para a avó. A própria doente não teria contado no passado para o pai quando ele foi diagnosticado com grave doença
    Até o final que eu jurava que ia desidratar de chorar mas me surpreendeu como foi mostrado na tela.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tinha muito receio pelo tema, mas há muita delicadeza mesmo. a que mais questiona porque não contam e a que mais quer contar é a que corre pra impedir que o resultado dos exames cheguem para a avó. é tão lindo esse momento. sim, nem quis dar o spoiler, mas o final é uma graça mesmo.

      Excluir

Cultura é vida!