sábado, 9 de maio de 2020

La Pointe-Courte

Assisti La Pointe-Courte (1955) de Agnès Varda no Telecine Cult. Eu olhava a grade de programação para ver o que estrearia no sábado, vi esse na madrugada de sexta e que era dessa diretora. O Telecine está com vários dela na programação, pena que não estejam no Now. Coloquei pra gravar.

O filme tem duas partes, uma sobre pescadores na ilha Pointe-Courte, praticamente um documentário. E outro sobre um casal em crise. 

Os pescadores não podem pescar em frente as suas casas, precisam seguir para o lago. Eles pescam escondidos e fogem da fiscalização. O lugar é imundo, chegou de móveis, lixo, restos, muita, mas muita criança, também inúmeros gatos que me deram uma aflição enorme. O filme mostra o dia a dia dos pescadores, as festas típicas, as competições de barco.

A mulher vem de Paris e o casal passa a conversar nos destroços da ilha. Falam de amor, paixão, tranquilidade. Os dois são interpretados por Silvia Monfort e Philippe Noiret. Eu confesso que detestaria viver na ilha. Sem infra estrutura nenhuma, imundície.
Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Boa tarde:- Com ou sem cinema, passo a fim de desejar um Sábado muito feliz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nataline, sempre com cinema e atualmente só na tv a cabo.

      Excluir
  2. Um filme que parece interessante!
    -
    Fantasiando ideais ...

    Beijo e um bom fim de semana! :)
    Protejam-se...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Caeté fica a 35 km de Belo Horizonte. Você pode ir de Caeté para Sabará de carro ou ônibus. Mais vou ser honesto: a Estrada da Serra da um medo danado. Muito alta e perigosa. Acho que não teria coragem de passar de noite kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, sabará eu fui qd era criança com meus pais.

      Excluir
  4. Parece que a diretora quis mostrar um pouco das coisas que viu. Eu também criei um tipo de resistência à ideia de de morar em certos lugares. Não gostaria de morar em localidades sujas e sem os saneamentos básicos. Também não sou fã de lugares ermos e distantes dos centros urbanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, é muito interessante como ver ilha de pescadores da época. e a fotografia é deslumbrante. sim, precisa ter o mínimo de infra estrutura e pessoas com quem conversar.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Confesso que só assisto filmes no cinema. E sinto falta nesta quarentena. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, antes da pandemia eu já ia pouco aos cinemas por vários motivos. alto custo dos ingressos, seleção de filmes pouco abrangente, um único bairro com filmes mais interessantes, pra uma cidade como são paulo, com essa dimensão é muito surreal e horários das sessões. atualmente vários filmes que queria ver estavam em uma única sessão em péssimos horários.

      Excluir
  6. O Telecine Cult passa clássicos bons demais!
    Pelas imagens e resenha esse é muito bom.
    O meu esposo gosta de faroeste.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, infelizmente só colocaram filmes dessa diretora depois q ela faleceu. podiam colocar filmes independente dos fatos.

      Excluir
  7. Interessante esse negócio de conhecer uma Vila de pescadores.
    Levo a indicação.
    Aaahhhhh tive TOC de limpeza e no atual momento onde dou banho de álcool gel em cada coisinha que entra em casa acho que vou ter um treco vendo falta de higiene e local sem nenhuma infraestrutura 😜😜
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é interessante, mas dá agonia pela sujeira e precariedade. ah, ainda não tenho toc de limpeza, mas toc de neura com certeza hahahahahaha. vai ter um troço vendo esse filme.

      Excluir

Cultura é vida!