segunda-feira, 28 de abril de 2008

O Labirinto do Fauno

Assisti O Labirinto do Fauno (2006) do diretor mexicano Guillermo del Toro no HBO. Queria ver esse filme desde que o Rubens Ewald Filho falou em uma cerimônia do Oscar que achava esse filme o melhor do ano. Depois foi o 007 que reforçou o quanto esse filme é bom. Mas não consegui ver nos cinemas e demorei pra ver na tv a cabo. O filme parecia que fugia de mim. É realmente maravilhoso mas muito, muito triste. É sobre a violência e intolerância humana. Há algo de fantasia, mas tanto eu como o 007 ficamos na dúvida se efetivamente existiu. Se não era a tristeza da menina que buscava algum alento naquela vida miserável. Se não era tudo ilusão!

Vou falar detalhes do filme: É possível que O Labirinto do Fauno seja realmente um filme de fantasia e que tudo aquilo que a menina passou com o Fauno seja verdadeiro, que a fábula seja verdadeira. Mas tanto eu quanto o 007 ficamos com a sensação no final de que era só um sonho da menina para fugir daquela realidade horrenda onde o direito da criança não é preservado, onde há muita violência, maldade e intolerância. Fiquei muito triste com o filme e com o final, que eu poderia ter outra interpretação, mas a tristeza é tanta que nem consegui me convencer que poderia ser verdade aquele mundo de fantasia que ela achava que existia.
Mesmo o Fauno não parecia trazer um alento a essa menina. Parece que nos sonhos dela até aquele que traria alguma esperança a aquela falta de futuro também era agressivo, pouco confiável e violento. Todas as provações que ela parece ter que passar para conseguir um pouco de paz são agressivas, perigosas e não trazem conforto a essa menina sofrida e só. Parece que ela não consegue imaginar algo que a acolha, que lhe dê afeto. Está tão acostumada a uma vida de agressividade e privações que até em seus sonhos o que aparece não é amistoso. O quanto o direito da infância não é garantido e o quanto a há violência contra a infãncia. O quanto muitos adultos acham que é o melhor que fazem quando da verdade só expõe a criança a maus tratos e privam ao direito da infância. E o quanto alguns adultos, até mesmo os pais, não conseguem ver o mal que expõe os seus filhos.
A menina trabalha maravilhosomente e a atriz é Ivana Baquero. Também gostei muito da empregada da casa que de alguma forma tenta proteger essa menina, é a ótima atriz Maribel Verdú. A mãe da menina é interpretada por uma atriz muito linda, Ariadna Gil. O Fauno por Doug Jones e o vilão por Sergi López.

O Labirinto do Fauno ganhou 3 Oscars de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem. Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Fotografia. 3 prêmios BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino. 7 prêmios no Goya de Melhor Revelação Feminina (Ivana Baquero), Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Especias, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Música do post e do filme: El laberinto del fauno

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Beijos, Pedrita

7 comentários:

  1. hehehe... Coincidências das coincidências, esse filme também tem fugido de mim, mas, para falar a verdade, também nunca tinha me desperatado a querer vê-lo realmente. Vou fazer uma forcinha agora...

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Concordo com sua opinião.. No Telecine Premium, há filmes de baixa qualidade (muitos, aliás..). Lógico que no Canal Brasil também tem, mas há produções super interessantes, como o "Hércules 56"(assisti recentemente)... Bjs, Fabio ps: ultimamente acompanho mais o cinema nacional do que o norte-americano.

    ResponderExcluir
  3. Mais um para a interminável lista "a ver". A música é bonita.
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela visita, Pedrita! Seja sempre bem-vinda no OutroCine.

    Beijos,
    Yerko Herrera.

    www.outrocine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nooossa...eu amo esse filme! =)
    Na verdade, meu deslumbramento se associa mais à parte técnica, pois filmes que tratam de fantasia como Harry Potter, Senhor dos Anéis, etc geralmente saem dos EUA e afins. E me surpreendi com esta produção mexicana com tamanha qualidade de produção e de enredo. Não me lembro de uma história de filme que envolveu realidade e fantasia tão bem.
    Este filme vi na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2006. Mas recomendo outro que vi no ano passado, também mexicano "El orfanato". É de levar muito cagaço! hehehehe
    Mas achei interessante sua visão, não tinha pensado por esse lado e até concordo em boa parte do que você falou sobre a infância e intolerância!
    Parabéns!
    Beijão!
    E obrigada pela visita tb! =)

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, eu vi este filme e gostei muito. O filme mexeu comigo de tal forma que nem consegui blogar sobre ele. Fiquei realmente sem saber como expressar tudo que o filme me causou. Foi impactante. Lindo e assustador. Adorei a menina, realmente uma atriz maravilhosa. Infelizmente não vi o filme no cinema. Imperdoável.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. aqueta, insista hehe, acredita q vc consegue, hehe.

    fabio, proporcionalmente o telecine premium passa muito mais filmes por dia que o canal brasil, que tem outra programação além de filmes. então se ver as minhas tags vai perceber que vejo mais filmes no telecine premium que no canal brasil, ainda mais que vejo muito filme brasileiro no cinema. vejo muito filme e programação americana, é só ver nas tags, já que não podemos esquecer q temos incríveis diretores nos estados unidos como o altman, jamursch, entre tantos outros.

    ally, que bom, até que enfim alguém que comenta viu o filme, até o 007 queria que eu lesse por telefone os comentários sobre o que achamos, mas até aquele momento ninguém que comentou tinha visto o filme. interessante, vc não sentiu como nós. quero demais ver o orfanato. só não vi no cinema pq fiquei com receio da minha mãe não gostar, apesar que ela gosta de filmes do gênero, mas achei melhor não arriscar.

    marion, eu tb não consegui ver no cinema. era um período de muito trabalho e fiquei triste por isso. fiquei igualmente mal, não conseguia fazer outra coisa. por sorte eu só postei quase uma semana depois o que me deu a possibilidade de ruminá-lo por uma semana.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!