terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Voz em Bernstein

Fui no recital A Voz em Bernstein na CPFL de Campinas. A apresentação era com a soprano Adélia Issa e o pianista Ricardo Ballestero, com curadoria de Lauro Machado Coelho. Foi um belíssimo recital com canções inusitadas, divertidas e musicalmente incríveis. Havia um Data Show com as letras das músicas traduzidas e me diverti bastante. Gostei muito das canções La Bonne Cuisine - Four recipes (Émile Dumont). Lebre corredoras, doce de ameixas, rabo de boi bom para caldos, tudo irônico, inteligente e divertido.

Me diverti muito também com Trouble in Tahiti do musical What a Movie! Na letra falavam de um filme que idealizava a marinha americana enquanto as hawaianas cantavam seus hulas. A letra me remeteu imediatamente ao filme O Aventureiro do Pacífico. A letra dizia tudo aquilo que eu tinha sentido quando vi o filme e comentei por aqui.
Outras músicas do repertório eram: I Hate Music! - A cycle of five kid songs, Silhouette, Thirteen Anniversaries, e I Go On, “Mass” (Stephen Schwartz e L. Bernstein).
Na abertura, João Luiz Sampaio falou com muita desenvoltura sobre essa série dedicada ao Bernstein programada pela CPFL. Consegui conhecer um pouco mais sobre esse compositor.
Foi um excelente recital!

Música do post: Diverse - Soundtrack - West side story (Leonard Bernstein) - 08 - Gee officer krupke!
Youtube: Trouble In Tahiti


Beijos, Pedrita

6 comentários:

  1. Olá Pedrita
    Ele é um dos nossos maestros e cmpositores favoritos, com ele aprendemos a conhecer a música erudita nos célebes concertos para jovens que a televisão portuguesa transmitia, eramos miúdos e fixámos o rosto do génio, foi bom recordar:)
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  2. gosto muito de Bernstein...
    Hoje fui ao cinema ver um documentário brasileiro sobre Bossa Nova. Vim de lá radiante.

    ResponderExcluir
  3. penso que um dos aspectos em que bernstein mais se notabilizou foi no modo em como soube fazer a ponte entre públicos ditos de música erudita e públicos de música mais ligeira, afinal as pontes existem e quem gosta de boa música, gosta sempre do que é bom, independentemente do rótulo.

    ResponderExcluir
  4. Sou absolutamente da opiniao do Geocruse.
    Reduzi-lo ao compositor do Musical "West Side Story" seria um erro. No entanto o "West Side Story" é para mim o melhor Musical de todos os tempos. Vi-o em Londres e fiquei louca. Depois vi o filme mil vezes ... tenho o Vídeo.

    Saudacoes musicais de Düsseldorf.

    ResponderExcluir
  5. paula e rui, bernstein é maravilhoso mesmo.

    violeta, não vi esse documentário. deve ser bacana.

    geocrusoe, realmente bernstein ficou mais conhecido por alguns musicais mais acessíveis

    ematejoca, o público parecia ter ido atrás do compositor mais melodioso que conheciam e estranharam a diversificação do repertório e estilo.

    ResponderExcluir
  6. Deve ter sido um belo espetáculo. Com lidnas músicas! :)

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!