quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O Último Rei da Escócia

Assisti O Último Rei da Escócia (2006) de Kevin Macdonald no Telecine Premium. Esse filme é baseado na obra de ficção de Giles Foden, um best-seller ambientado na Uganda, no reinado do grande ditador e líder Idi Amin, na década de 70. Amin é interpretado maravilhosamente por Forest Whitaker. Um médico recém-formado escocês vai para Uganda. Ele é um rapaz fútil e aventureiro que pretende viajar por vários países trabalhando em alguns hospitais pela aventura de conhecer outros países. Amin se afeiçoa ao rapaz e o faz de seu médico particular e de sua família. Esse médico não existiu e é interpretado maravilhosamente por James McAvoy. Eu adoro esses dois atores e o filme é deles. Que interpretação!

O médico chega em Uganda na posse de Idi Amin. Ele fica encantado com o carisma e a comoção do povo pelo seu novo líder. Como ele vai viver no Palácio do Rei, ele pouco vê das mazelas e violência da região. A separação entre a pobreza e riqueza, a ostentação dos seus líderes lembrou muito o Brasil. A diferença mesmo é a insuportável e exagerada violência política que assola os países da África. São belíssimas as duas mulheres interpretadas por Kerry Washington e Gillian Anderson.
O Último Rei da Escócia ganhou o Oscar, Globo de Ouro e BAFTA de Melhor Ator para Forest Whitaker. Mais dois prêmios BAFTA de Melhor Filme Britânico e Melhor Roteiro Adaptado. E prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Estocolmo.

Música do post: Kasongo boogaloo

Beijos, Pedrita

8 comentários:

  1. Nao vi este filme. Aqui teve um grande sucesso. Gosto muito de cinema, mas vou poucas vezes.

    Pedrita, desculpe, a minha curiosidade, que livro é que leu de Goethe. De-me a sua crítica.
    Ele hoje fazia anos e todos os meus 3 blogues sao preenchidos com ele. Ele é "quase um Deus" para mim. Eu faco aqui parte de um círculo: "Os amigos de Goethe".
    Hoje há aqui no "Goethe Museum" uma grande festa em honra dele. Talvez fale dela amanha.

    Saudacoes de Düsseldorf!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi e gostei muito do filme, efectivamente este mostra um retrato muito crú do que é capaz um poder ditatorial atolado de riqueza e ostensivo sobre a miséria de bens e abundância de ignorância do povo. situação que se sabe existir em vários países de áfrica. a interpretação e a forma de contar a estória são fenomenais.

    ResponderExcluir
  3. Já faz um tempinho que eu assisti esse filme. Eu me lembro de que ele procurou mostrar que o Ditador não era uma pessoa exatamente preparada para governar um país, alé, é claro, de revelar muitas das atrocidades cometidas por ele naquele período...
    Ah, o Silêncio...
    Às vezes ele diz tudo mesmo! Às vezes fere mais do que as palavras, não é mesmo?
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Filmaço!
    Finalmente a academia reconheceu o talento do Whitaker (ele é o idi amin, definitivamente). Foi o primeiro filme que eu vi com o McAvoy e, ali, ele já mostrava o grande ator que se tornaria.

    Belíssimo!!!

    Mídia e cultura:
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita, tudo bem? estou vijando, cobrindo um festival de Teatro em Umuarama (interior do Pr), daí o meu sumiço..rs. Gostaria que vc visitasse o blog da minha assessoria, a E-Lectra www.electracomunicaco.blogspot.com

    E, como é um blogger, queria que vc me explicasse, por favor, como fazer para colocar uns links nele, ainda não achamos os epsçaos..Help!!! rss. Um grande beijo e um ótimo fim de semana, desde já.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe querida,o endereço é www.electracomunicacao.blogspot.com

    Ah! esta pressa dos jornalistas...rsss

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita!
    Idi Amin Dada foi uma personagem bem conhecida no continente africano e este filme oferece-nos um retrato que convém não esquecer, apesar de Africa continuar a fabricar diversas cópias do ditador.
    Beijinhos
    Paula e RuiLima

    ResponderExcluir
  8. ematejoca, acho que vai gostar.

    geocrusoe, esse formato de liderança política na riqueza distante da pobreza é muito brasileiro, infelizmente.

    aqueta, realmetne o filme retratou o carisma, mas uma imaturidade política.

    roberto, adoro o whitaker e eu conheci o mcavoy em outros filmes que vieram depois, mas vi antes.

    celia, espero que eu tenha conseguido te ajudar.

    paula e rui, eu lembro sempre de matérias no brasil que falavam de idi amin.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!