sábado, 30 de agosto de 2008

Emma

Terminei de ler Emma (1815) de Jane Austen. Eu comprei esse livro em uma livraria em julho. Adoro essa autora. Gosto demais do seu estilo literário e de como retratou um período onde os casamentos eram constituídos entre pessoas de mesmo nível econômico. Emma decidiu que não desejava se casar e não chega a ser uma mulher esfuziante. Ela resolve ajudar e promover aproximações entre homens e mulheres e induzí-los ao casamento.

Obra Dido building Carthage (1815) de Joseph Mallord William Turner

Emma acaba tendo uma postura pretensiosa de elevar a condição de uma mulher de origens desconhecidas em fazer um casamento com alguém de um nível superior. A pretensão é tanta que ela se indigna quando o escolhido a escolhe e ela acha um absurdo ele imaginar que poderia se casar com ela que é de um nível econômico superior ao dela. Ela achava que ele deveria casar com alguém "inferior", mas não admitia que alguém inferior a almejasse. Eu gosto demais do estilo dessa autora e da forma como ela relata a complexidade das relações sociais da época.
Obra Margaret, Countess of Blessington (1922) de Thomas Lawrence


Trechos de Emma de Jane Austen:

“Emma Woodhouse, bonita, inteligente e rica, com uma casa confortável e bem localizada, parecia reunir as melhores bênçãos sobre a sua existência e vivera até perto dos vinte e um anos em ambiente no qual havia pouquíssima aflição ou preocupação.”

“Sua filha gozava de um grau de popularidade incomum para uma mulher que não era jovem, nem bonita, nem rica e nem casada. A Srta. Gates pertencia à pior categoria do mundo para obter a simpatia das pessoas e não possuía nenhuma qualidade intelectual para causar admiração ou assustar os que poderiam odiá-la, induzindo-os assim a respeitá-la; jamais ostentara que beleza, quer inteligência.”

“Pode não ter dado a Emma uma completa educação, como parecia prometer a sua posição, no entanto recebeu excelente educação por parte dela, que a ensinou a ter a qualidade principal para o casamento, que é anular a própria vontade e fazer tudo o que é ordenado.”

“As pessoas com grandes extensões de terra ficam maravilhadas com qualquer propriedade no mesmo estilo.
Emma duvidava da veracidade daquela afirmativa. Achava que pessoas com grandes extensões de terra preocupavam-se muito pouco com as terras dos outros.”


As obras são de pintores ingleses do mesmo período que a obra foi publicado. E é inglês o compositor da música do post.


Música do post: Cuckoo - Frederick Delius



Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Da Jane Austen li Pride and Prejudice e Sense and Sensibility.
    Também gosto bastante desta escritora.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros da Jane Austen.

    Lindíssimas as obras de pintores ingleses que vc postou.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita.

    Eu adoro tudo o que se refere a Jane Austen. Livros, filmes etc...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  4. Oi Pê! Tive um final de semana corrido, "daqueles" hehehehe. Só consegui passar por aqui hoje. Gostei do filme que você comentou no post anterior, mas acho que esse é uns doque eu também vou ficar só na vontade...
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. dê, vc ia gostar muito de emma.

    ana maria, eu tb gostei de descobrir esses pintores pra ilustrar o post com ingleses do mesmo período da obra.

    elvira, eu tb.

    aqueta, é possível.

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedrita!
    A "Emma" da Jane Austen já teve adaptação cinematigráfica e televisiva (BBC), ambas retratando de forma perfeita o universo da romancista.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  7. Tenho curiosidade em ler este livro, bem como ver o filme inspirado nele.

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!