segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Aventureiro do Pacífico

Assisti O Aventureiro do Pacífico (1963) de John Ford no Telecine Cult. Vocês vão ter duas opiniões completas e divergentes desse filme, mais uma parcial nesse post. O 007 falou para que eu visse esse filme no Telecine, que é um dos filmes preferidos dele, que ele já viu várias vezes e ainda pediu que eu colocasse no texto aqui do blog que ele tem a sensação que todo o elenco se divertiu fazendo o filme. Avisei então minha mãe para não perder e fui assistir. Minha mãe largou na metade, estava com vergonha de me contar tal a minha animação em avisá-la. Riu muito quando eu disse que destestei, isso mesmo, detestei o filme amado do 007. Sorry amigo. Na minha opinião, O Aventureiro do Pacífico é um filme machista, de mau gosto e nem um pouco engraçado. Quanto a animação do elenco detectado pelo meu amigo, eu só vi um show de egos deslocados no tempo. O 007 falou que precisamos ver o filme inserido em sua época, bom, não concordo, há filmes incríveis com ótimos conceitos em qualquer época. Machismo e nacionalismo equivocado há em qualquer época e é sempre desprezível!

Essa cena mostra exatamente o que disse. É o cúmulo do desrespeito. Depois dos dois mostrarem que estão apaixonados, ela uma linda e jovem moça, ele um homem mais velho e acabado, ele ainda se acha no direito de mostrar seu afeto batendo nela na fonte. Nada mais desprezível e machista. Que autoconfiança desse homem envelhecido de achar que pode bater em uma jovem moça e linda e isso ser amor e que ela vai continuar com ele depois de uma cena machista e desrespeitosa dessa. Ah! Deplorável! O homem é o John Wayne, olhei em sua biografia e lá consta que ele estaria com 63 anos no filme, posando de galã e mocinho. Não convence! Ela linda e mais jovem, a atriz Elizabeth Allen estava com seus 34 anos.
Me incomodou e a minha mãe também o nacionalismo do filme. É um filme para forçar o amor dos americanos ao seu país. Em uma linda ilha na Polinésia, um grupo de soldados vive lá depois de terem defendido a terra dos maus. O Aventureiro do Pacífico trata os nativos como retardados e por precisarem ser catequisados e ensinados na bela cultura americana. Tem todos os clichês de desqualificação a cultura local e exaltação da cultura americana. Em alguns momentos fingem haver tolerância e permitem algumas demonstrações da cultura nativa desde que inserida na bela fé católica. Desprezível 2!

No elenco estão ainda outros grandes atores, todos mais velhos: Lee Marvin, Jack Warden, Cesar Romero e Dick Foran. Os homens estão todos com idade avançada, enquanto as formosas moças são todas jovens e cheias de frescor. Segundo O Aventureiro do Pacífico, o homem continua belo e sedutor em qualquer idade e a mulher precisa sempre ser jovem e ingênua. Conceito machista e deplorável! Como viram, odiei o filme.

Música do post: Hawai 02


Hawai 02.mp3


Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Em Portugal este filme teve o título de "A Taverna do irlandês" e é um dos nossos favoritos do John Ford. É claro que este filme possui o seu lado misógino, mas também é verdade que toda a gente se divertiu imenso a fazê-lo e quando o revemos sentimos a mão do cineasta a viver no interior de cada fotograma.
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, é interessante notar que é considerado normal um cara velho, com mais de 60, ser par romântico de uma moça bem mais jovem. O pior que isso é o que mais vemos até nas novelas daqui, vide Celulari com Regiane Alves e Antonio Fagundes com Flávia Alessandra. Eles poderiam ser pais das mocinhas!!!

    Acho que é muito machismo mesmo, para evidenciar a virilidade do velho galã, que consegue satisfazer uma mocinha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa, Pedrita! John Wayne é o ícone do nacionalismo estadunidense (americano, para mim, também é uma palavra, digamos, imperialista. Ora, nós também somos americanos (do sul) e do norte também são os canadenses). Tenho revisto muitos filmes de John Ford e, realmente, são uma ode ao patriotismo, ao machismo, ao racismo e à intolerância. Mas, sabe como é, quem ousa falar mal de ícones do cinema, não é mesmo?
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Sempre é bom passar no seu blog e ficar informado sobre ahistória do cinema muncial! Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  5. rui e paula, eu e a teresa nos divertimos trocando nomes de filmes originais. vou avisá-la de mais esse.

    marion, concordo. veja o osmar prado com a mônica torres, o boanerges e a emerenciana. lembro que comentei com um conhecido que o gagliasso deveria ficar com a pillar em sinhá moça. ele disse que era impossível pq ela é muito velha. inacreditável!

    dê, eu aceito comédia sem graça e com clichês se bem feita. eu não consigo admitir, seja de quem for, racismo, violência contra a mulher, como o john wayne faz na mulher que diz amar no final do filme e ainda tem gente que acha graça.

    obrigada fabio

    ResponderExcluir

Cultura é vida!