terça-feira, 20 de maio de 2008

O Sentimento do Mundo

Terminei de ler O Sentimento do Mundo (1940) de Carlos Drummond de Andrade da Coleção Folha. Eu comecei a adquirir essa coleção Grandes Escritores Brasileiros e esse foi o primeiro que li. Adoro o Drummond, tenho outros dois livros de poemas dele. Gosto de ler poemas de vez em quando, não lia continuamente e são sempre descobertas maravilhosas. O poema que dá o nome ao livro foi um dos que mais gostei. Acho melhor eu falar dos poemas mostrando trechos de alguns.

Obra Lapa (1947) de Iberê Camargo

Trechos de alguns poemas:
"O Sentimento do Mundo

Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor. "

Obra Casario de Inimá de Paula
"Mundo Grande

Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos. "

As pinturas são de brasileiros que viveram no mesmo período que o poeta.


Música do post: Tua Partida - Francisco Alves (Não deixem de ouvir essa preciosidade. É um programa de rádio que anuncia a música com Francisco Alves)

Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!! Drummond! Drummond! Drummond! Drummond! Drummond! Drummond! Você sabe que ele é o meu favorito? Tenho vários livros dele. Li um da bilbioteca da universidade que cada poema era comentado. Quis muito comprar um livro daquele, mas nunca consegui...
    Ah, eu lembro do lay-out da caneta!

    ResponderExcluir
  2. Do Drummond tenho a Rosa do Povo, que dei para o André e li primeiro rs..rs..rs.
    Lembro-me da professora de Literatura da FFLCH destrinchando alguns poemas dele. Viajante!!!
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Drummond é um dos nossos grandes poetas. E a coleção da Folha é muito boa, sim. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. aqueta, sei que gosta de poemas e imaginei que gostasse do drummond, mas não sabia que é o seu favorito.

    dê, depois te empresto.

    moacy, está muito boa mesmo a coleção da folha.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!