sexta-feira, 23 de maio de 2008

Vestido de Noiva

Assisti Vestido de Noiva (2006) de Joffre Rodrigues no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, acompanhei tudo o que saía sobre o filme. Joffre Rodrigues é filho do Nelson Rodrigues. Não tinha visto aquela peça famosa encenada dessa obra que dizem ser maravilhosa! O filme demorou para entrar em cartaz e quando entrou ficou em pouquíssimas salas em pouquíssimo tempo. Não imaginam a minha frustração por não conseguir ver. Realizei meu sonho, e que sonho, na estréia no Canal Brasil. Que filme maravilhoso! Que texto surpreendente! Eu amo os textos do Nelson Rodrigues, acho esse escritor brilhante e Vestido de Noiva é incrível!

O elenco também está entre meus atores preferidos: Simone Spoladore, Letícia Sabatella e Marília Pêra. Alguns outros do elenco são: Bete Mendes, Marcos Winter, Tonico Pereira, André Valli, Sandra Barsotti e Luiz Furlaneto. O roteiro é uma viagem. Não li esse texto do Nelson Rodrigues e tenho curiosidade de descobrir como o diretor decidiu narrar a história, já que no cinema a perspectiva é diferente de um teatro. Nossa protagonista interpretada pela Simone Spoladore lê o diário de uma antiga cortesã, Madame Clessi. Enquanto os médicos tentam salvá-la no hospital, seu espírito ou pensamento vagueia. Pode ser que seja seu espírito, pode ser que seja a sua mente. Nesse passeio ela se encontra com Madame Clessi e tenta lembrar sua história. Assim que devagar tentamos conhecer sua história, que igualmente não temos certeza do que é imaginação, alucinação ou que realmente aconteceu. A Simone Spoladore simplesmente arrasa!

A edição de Eric Marin é impecável! Adorei os figurinos de Rita Murtinho . A direção de arte é de Alexandre Meyer. A belíssima fotografia de Nonato Estrela. Amei Vestido de Noiva! Belíssimo e muito bem realizado!
Na trilha sonora estão composições de Chiquinha Gonzaga e um trecho da La Traviata de Verdi.
Música do post: Plangente - Chiquinha Gonzaga




Youtube: Trailer do filme Vestido de Noiva.



Beijos, Pedrita

8 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Eu também queria ter visto este filme mas perdi.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Mais um...
    Se não tiver Fernanda Montenegro...não vem a Portugal....

    ResponderExcluir
  3. elvira, vc vai gostar.

    quintela, uma pena que o brasil não faça intercâmbio com filmes de países de mesmo idioma.

    ResponderExcluir
  4. Curioso; não vi nem li. Bom elenco.

    ResponderExcluir
  5. Este eu preciso ver, sem dúvida. Assisti a peça quando ainda adolescente (aqui em BH mesmo, montagem local) e fiquei impressionado. Lembro de não ter entendido muito (rs), mas depois li a peça. É uma marco sem dúvida, da dramaturgia. Ótimo seu comentário.

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, gosto muito da Simone Spoladore. otima atriz mesmo. Lembro que uma vez vi um especial da Globo qu econtava esta história. Mas isso faz tempO!

    Vou procurar ver o filme! beijos

    ResponderExcluir
  7. Legal seu texto sobre esse filme e também a postagem da modinha de Chiquinha Gonzaga... GRato.

    ResponderExcluir
  8. Ah, o filme passou nesta madrugada de novo na Globo (6.3.10)

    ResponderExcluir

Cultura é vida!