quinta-feira, 22 de maio de 2008

Diário de Um Novo Mundo

Assisti Diário de Um Novo Mundo (2006) de Paulo Nascimento no Canal Brasil. O 007 tinha comentado comigo o quanto esse filme é impecável. Realmente, a direção de arte de Voltaire Danckwardt é simplesmente maravilhosa. Achei surpreendente as formas de linguagens com a câmera, os inúmeros estilos de filmagens. O Diário de Um Novo Mundo é baseado na obra de Luiz Antônio de Assis Brasil e é ambientado no Brasil em 1752. Um médico vem em um navio cheio de pestes e doenças. Eles chegam no sul do país onde há vários conflitos de demarcações de terras entre portugueses e espanhóis. gostei muito de como mostra esse período conturbado, entre cidades mal organizadas, com regras confusas. Os homens vinham de Portugal com promessas de terras, mas era um período que tudo era confuso. Eu estudei que era muito difícil saber as delimitações de terras e que haviam muitos conflitos, o filme mostra bastante isso.

O médico conhece e se apaixona por Maria, mulher de um oficial. Ele é interpretado pelo Edson Celulari e ela pela Daniela Escobar. Ainda estão no elenco Nicola Siri como um demarcador de terras, Marcos Paulo como o comandante do navio e vários outros atores. Há no elenco atores brasileiros e portugueses. Estranhei o autor utilizar uma linguagem mais atual para os personagens. Mais por uma questão de estilo. Eu amei Desmundo que usava um português arcaico, mas realmente o filme fica mais difícil de acompanhar e se faz necessário legendas.
De várias cenas gosto em especial de uma da Daniela Escobar andando sozinha em um campo e há vários cortes, com uma técnica linda e bem feita, surpreendente. Se puderem assistir o vídeo vão ver a beleza de produção artística do filme.
O Ney Matogrosso cuida da trilha sonora que é muito bonita, com Duca Leindecker. O Ney Matogrosso faz uma participação especial que eu achei um pouco esquisita.
Diário de Um Novo Mundo ganhou 2 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, Melhor Filme - Júri Popular e Melhor Roteiro.

Música do post: VIAJANTE - NEY MATOGROSSO (Essa não é a música do filme)


Get this widget Track details eSnips Social DNA


Youtube: Diário de um Novo Mundo





Beijos,

Pedrita

4 comentários:

  1. Gostei do vídeo, da imagem, somente descarto a música, não é bem a minha cara.
    Agora,o par romântico não passa por português, os dois são muito bonitos para serem portugueses no 1700. Pronto, falei.

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, gosto muito da Daniela Escobar. Ela é maravilhosa! Eu acho que utilizaram o Português atual para que o filme tivesse um alcance maior. Um Português antigo afasta o público e dificulta a compreensão da história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. wally, o celulari faz um brasileiro que foi para portugal e retornava. a escobar era uma brasileira casada com um português. o marido dela foi interpretado por um português.

    marion, eu amo a escobar tb.

    ResponderExcluir
  4. olá pedrita!
    gostamos de passar por aqui, porque vamos sempre sabendo como vive o cinema brasileiro.
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderExcluir

Cultura é vida!