sexta-feira, 18 de julho de 2008

Solaris

Assisti Solaris (1972) de Andrei Tarkovsky em DVD na casa da minha amiga. O roteiro é baseado no romance homônimo de Stanislaw Lem. Vocês se lembram que eu tinha visto o posterior e comentado aqui. Vocês não imaginam minha alegria quando vi que minha amiga tinha entre os seus DVDs o do Tarkovsky. É tudo e mais do que dizem, obra de arte, simplesmente maravilhoso! O que achei interessante é que é muito mais um filme filosófico do que de ficção científica. Ao contrário do de 2002. Há várias citações, há na nave uma biblioteca onde os viajantes leêm trechos e vêem obras de arte. E a fotografia é simplesmente maravilhosa! Há muita natureza em Solaris!

Enquanto no de 2002 as discussões ficam sobre as interferências galácticas nos acontecimentos, o de Tarkovsky fala muito sobre a morte, o que é a existência, são discussões sobre o que é viver. Há citações de Dom Quixote de Cervantes, e de vários outros livros clássicos.
O protagonista é um psicólogo que vai a nave Solaris ver o que acontece. É muito interessante como ele chega prepotente e pretensioso, cheio de suas teorias, e como começa a mudar ao se deparar com aquele universo absolutamente inexplicável.

Tela de Hunters in the Snow (1565) do belga Pieter Brueghel
Essa é uma das telas que nossa personagem divaga. Há inúmeros flashs do que aconteceu, com uma edição impecável e pedaços dessa obra.
O elenco todo é incrível: Natalya Bondarchuk, Donatas Banionis, Jüri Järvet, Vladislav Dvorzhetsky, Nikolai Grinko e Olga Barnet.
Música do post: Rachmaninov Koncert2 part2.mp3
Rachmaninov 2nd Symphony, III. Movement: adagio




Beijos
Pedrita

8 comentários:

  1. Ah! Agora sim! Esse Solaris é denso e daqueles filmes para se pensar e lembrar por muitos e muitos anos. Eu assiti na década de 1980.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Pedrita!
    Pois é - mas como morei muito tempo sozinha - tive que aceitar - aos trancos e barrancos - que eu tinha que aprender a cuidar da casa, sem descuidar de meus prazeres - risos...

    Até

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do filme - e mais ainda de outras obras de Tarkóvsky -, mas o livro de Lem é simplesmente maravilhoso. Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ola. Cheguei aqui por estranha coincidência, mas ao ver Tarkovsky, não pude deixar de referir este. Conhece? intensíssimo!
    :-)

    http://www.youtube.com/watch?v=PBZsj8FPSbo

    ResponderExcluir
  5. Deve se tratar de um filme daqueles que falam muito através das imagens, não?
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  6. dê, é verdade, genial!

    rô, eu moro tb

    moacy, o sacríficio minha amiga tb tem, mas não vou conseguir ver dessa vez.

    clap, é maravilhoso mesmo solaris do tarkovsky.

    ResponderExcluir
  7. Na época da sua feitura, muitos virão "Solaris" como a resposta soviética a "2001" de Kubrick, o que seria um puro engano, porque estamos perante um dos grandes filmes de Tarkovski que anunciava já essa obra-prima intitulada "Stalker" essa viagem de três a esse território intitulado a Zona.
    Um filme maravilhoso que já teve o seu "remake" americano.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir

Cultura é vida!