segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Brasil brasileiro


Fui a exposição Brasil Brasileiro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Vocês lembram que fui a esse espaço assistir O Carnaval dos Animais e me deparei com essa exposição gratuita maravilhosa! Não deixem de ver! É de tirar o fôlego. Além de ser muito colorida, alegre e bela! São 174 pinturas de 69 artistas plásticos, de 58 coleções particulares e públicas que ficam em todos os andares do CCBB, subsolo, térreo, primeiro, segundo e terceiro. A curadoria é de Fábio Magalhães e a concepção de Nelson Leirner. A exposição está dividida em temas: Nossa Terra, Nossas Lutas e Nossos Sonhos.

Obra Roda (1942) de Milton DaCosta
São vários artistas de períodos, escolas e tendências diferentes como Alberto da Veiga Guignard, Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Benedito Calixto, Cândido Portinari, Cícero Dias, Emiliano di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Waldomiro de Deus, entre outros.
A montagem está muito bonita, as paredes foram pintadas coloridas, escritas com trechos de música brasileira, sim, há uma trilha sonora que nos acompanha enquanto vemos as belíssimas obras.

Obra Cinco Mulheres em Guaratinguetá (1930) de Di Cavalcanti

Perdi o fôlego quando vi essa obra do Di Cavalcanti na mostra. Adoro essa tela e ver pela primeira vez ao vivo foi emocionante. Eu tinha inclusive ilustrado o post do livro Vestido de Noiva com essa tela. Reconheci várias obras que são do acervo da Pinacoteca e gosto muito. Gostei muito também de ver obras de Aldo Bonadei. Tenho uma amiga que comentava sempre sobre as telas desse pintor, já tinha visto fotos na internet, mas ver ao vivo é uma emoção muito, mas muito diferente.

Foi muito difícil escolher umas telas para ilustrar esse post. A exposição é magnífica, que eu não sabia quais escolher. A mostra fica até dia 4 de janeiro. E é grátis!

Música do post: Luiz Gonzaga - No meu pé de serra


Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Pedrita, sensacional. Ai que eu tb gostaria de ter estado lá.

    Abracos

    ResponderExcluir
  2. oi pedrita, tem um livro muito bom que se chama: " O Grande Livro da Arte " que apesar do nome é uma edição de bolso ( mas que também não cabe no bolso pois são mais ou menos 976 pags.) da ediouro que é muito bom, vale a pena dar uma olhada, e não é caro como normalmente são os livros de arte ou fotografia; bjs.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, lindos os quadros.
    Vou ver se passo por lá;

    Ah, adorei a roupa colorida da doll, combina bem com os quadros multi-coloridos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. marcos, obrigada pela dica

    marion, vcs vão gostar. e eu procurei mesmo uma doll que tivesse bastante a ver com a exposição. que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  5. Vou gostar da exposição. Adoro cores.
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!