terça-feira, 27 de maio de 2008

Não Sobre o Amor

Assisti a peça Não Sobre o Amor de Felipe Hirsch no Centro Cultural Banco do Brasil. Minha amiga tinha comentado no blog dela sobre essa peça. Quando vi a foto já tinha ficado instigada sobre o espetáculo, mas quando li o texto e vi todos os envolvidos enlouqueci. Estavam no projetos profissionais que adoro e quis muito ver. Não Sobre o Amor entrou para a lista dos espetáculos inexquecíveis que vi, é simplesmente maravilhoso! Tudo é perfeito! Eu gosto demais da Daniela Thomas que assina a cenografia e fiquei impressionada com a disposição das peças no palco. Tudo é ao contrário. A cama como podem ver é na nossa frente, inclusive o ator está deitado nela. A mesa também é invertida e o ator senta de costas para o chão. Com a direção o ator senta em tudo quanto é lugar estranho, de uma genialidade surpreendente. Eu sou muito fã do ator principal, Leonardo Medeiros e ele está maravilhoso!

São somente dois atores no palco, mas na verdade eles não estão juntos já que o roteiro é baseado nas cartas entre o russo Victor Shklovsky (1893-1984) com a franco-russa Elsa Triolet, mais um texto anotado que gostaria de ler, é um texto de uma beleza imensa. Ela pede que ele escreva Não Sobre o Amor, portanto as cartas falam de outros assuntos, mas sempre de forma metafórica falam do amor que ele sente por ela. Além dessa correspondência colocaram outras cartas entre os textos. A atriz estréia nessa peça e gostei muito, é Arieta Corrêa. A iluminação é de Beto Bruel. No palco são projetadas imagens, com outras estruturas do mesmo cenário. Tem horas que nos confundimos se a atriz está realmente lá ou se é a projeção. Belíssimo! Nessas projeções estão trechos das cartas, comentários sobre o que estamos ouvindo, de uma genialidade incrível. Realmente, só assistindo. Essa peça custa pouco, R$ 15,00, há meia entrada e fica em cartaz até julho. É absolutamente inexquecível, me emocionei muito!
Música do post: 1st mvt Nocturne - Shostakovich Violin Concerto No. 1






Beijos, Pedrita

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu adorei o filme Maria Antonieta.. Super interessante a versão.. Trouxeram elementos da nossa realidade para o século XVIII...Nota 10! Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada. Só fico pensando se não vou ficar enjoada (do estômago, mesmo) com o ator nessas perspectivas inusitadas. Veremos se consigo assistir.
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que massa!
    E é uma peça! Pelas fotos, até parece um filme...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita!
    Em Portugal a adaptação cinematográfica de "Tempestade" do Shakespeare levada acabo pelo Peter Greenaway chama-se "Os Livros de Próspero" e é um dos seus melhores filmes de sempre. Nós adoramos a peça que já foi levada ao palco com o actor Diogo Infante a fazer de Ariel, numa interpretação que surpreendeu muito boa gente.
    Também existe um outro filme realizado pelo Paul Mazursky, que adapta a pela para a realidade contemporânea, com o John Cassavetes, Gena Rowlands e o Raul Julia, que também adorámos.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  5. fabio, tb adorei maria antonieta.

    dê, eu estranhei tb, tem horas que me dava nervoso. mas eu particularmente gosto de peças que mexam com minhas emoções sem avisar.

    tati, tem horas que parecia filme sim.

    paula e rui, esse do cassevetes ainda não vi.

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, as fotos do cenários são perturbadoras. A gente olha e acha que os olhos estão nos enganando. Imagino que ao vivo esta sensação seja multiplicada. Deve ser um espetáculo marcante mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!