segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ilha das Flores

Assisti ao curta Ilha das Flores (1989) de Jorge Furtado no Canal Brasil. Há anos queria assistir esse curta tão famoso e tão premiado. Sabia que podia ver pela internet, mas preferia ver na TV. Ilha das Flores começa com um texto irônico inteligente narrado por Paulo José.


Ilha das Flores ganhou Urso de Prata no Festival de Berlim 1990, Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand 19 e Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo 1991.
No Festival de Gramado 1989, Melhor Curta, Melhor Edição, Melhor Roteiro e Prêmio da Crítica.
Música do post: Caetano Veloso - Odeio



Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Olá Pedrita!
    As curtas-metragens possuiem no seu interior um manancial de pérolas que vamos descobrindo ao correr do tempo e se a maioria das vezes elas não possuiem a visibilidade necessária isso só se deve às regras do jogo da distribuição. Seja na animação, como no documentário passando pela ficção, elas foram a escola onde os grandes génios deram os seus primeiros passos... e que passos!!!
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores curtas que eu vi e
    é muito usado por professores em escolas e faculdades. O Jorge Furtado sempre diz que não é um documentário, mesmo assim não deixa de ser real.

    ResponderExcluir
  3. paula e rui, no brasil exibimos poucos curtas, mas o canal brasil traz regularmente em sua programação e alguns filmes apresentam um curta antes. ilha das flores ficou muito conhecido nacional e internacionalmente.

    ana maria, não considero um documentário, mas que é bom para debates sobre a questão do lixo e divisão de classes, isso é.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Já assisti Ilha das Flores algumas vezes, seja no Colégio ou na Faculdade. Gostei muito do teor social do curta. Vale a pena assistir!! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. No meu blog tem uma versão dele em espanhol, mas eu acho mais impactante a narração do Paulo José. É um ótimo filme para reflexão de nossos hábitos e é muito utilizado em Educação Ambiental.
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!