terça-feira, 9 de julho de 2019

Joaquim

Assisti Joaquim (2017) de Marcelo Gomes na Sala de Cinema da TV Cultura. Fiquei muito feliz que a TV Cultura oficializou a exibição de filmes brasileiros às quartas-feiras, devia ser algo orgânico e diário, com curtas, documentários e filmes, mas já melhorou ter uma série semanal. E consegui ver esse filme tão elogiado e premiado. É livremente inspirado na vida de Tiradentes.

Em matérias o autor diz que pouco se sabe sobre esse inconfidente. Li que só existem dois documentos sobre Tiradentes: a certidão de batismo e um auto da inconfidência. Os filmes mais recentes sobre esse período da história são bem mais realistas. Os personagens são sujos, os lugares precários. O diretor comenta em uma matéria que as pessoas não tinham roupas pra trocar e os livros recentes que li falam exatamente isso, não tinha higiene, os tecidos demoravam pra chegar. Tiradentes tirava dentes, era o mais próximo que existia de um dentista e era um intendente. Ele sonhava em ser tenente, mas cargos mais altos, altas patentes, eram sempre para portugueses "genuínos". Os livros de história também contam que as mulheres portuguesas demoraram a vir ao Brasil, então os relacionamentos eram com os nativos do país e escravos.
Então o autor criou um romance de Tiradentes com a Preta. Eu descobri recentemente o trabalho dessa atriz portuguesa  maravilhosa, Isabél Zuaa. Julio Machado está incrível, que ator. O filme é impressionante! Mas gostei demais também do ator de Guiné que faz o escravo de Tiradentes, Welket Bunguê. Sim, é fato que Tiradentes tinha um escravo. Ainda no elenco Karay Rya Pua, Romulo Braga, Nuno Lopes e Diogo Doria.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Faz muito anos que li "Marília, de Dirceu", um livro de Tomás Antonio Gonzaga que na ocasião que li,me pareceu muito, muito bonito.
    E no livro havia referência da vida do Tiradentes.

    Quem sabe um dia gostarei de filmes nacionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, a história de tiradentes é repleta de lendas e controversas já que há pouco sobre ele e sobre esse período da história. esse filme acaba sendo mais ficcional. acho que iria gostar.

      Excluir
  2. Olá, querida Pedrita!
    Assisti esse filme faz um bom tempo, não me lembro em qual canal que passou. A TV Cultura está inovando, estou gostando das programações.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, interessante esses filmes atuais mostrarem os fatos e os personagens históricos com mais realidade. A tendência sempre foi embelezar e romancear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, achei a trama bem ficcional, mas eu gosto desse realismo dos filmes atuais. o embelezamento de personagens nessa época era surreal. esse é muito realista. dá até aflição.

      Excluir
  4. Fiquei curiosa com esse filme, não conhecia essa versão apresentada pela Cultura.
    Aliás fico feliz pelos 50 anos da emissora.
    Não sabia desses detalhes como, por exemplo, Tiradentes tinha um escravo!
    Será que repetem logo????
    Vou anotar aqui.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb não sabia q tiradentes tinha um escravo. não sei se o filme vai passar logo. estreou muito recentemente.

      Excluir

Cultura é vida!