terça-feira, 23 de maio de 2017

Trumbo

Assisti Trumbo (2015) de Jay Roach no TelecinePlay. Esse filme é da série "porque não quis ver antes?". Fala de vários temas de meu interesse. Trumbo foi um grande roteirista de Hollywood. Como muitos intelectuais da época, se filiou ao Partido Comunista. Só que ele vivia bem, a larga, tinha até um lago particular em sua casa. Era amigo, ajudava os amigos, mas não era militante de quebra quebra, mesmo que fosse ninguém pode ser censurado por seu pensamento. Pelo menos o filme não mostra nada de piquetes.

Era uma época em que as pessoas perseguiam livres pensadores e faziam mal as pessoas só porque elas pensavam diferente. Nenhum filme de Trumbo era comunista. Seus filmes faziam muito sucesso e eram filmes comuns de Hollywood. Trumbo integrou então o grupo dos 10 que passou a ser perseguido e preso. Quando soltos ninguém os dava trabalho porque estão na Lista Negra.

Trumbo busca então essas produtoras de filmes de baixíssima qualidade. Consegue convencer que paguem o mesmo que para os outros roteiristas, pouquíssimo e começa a escrever roteiros para aqueles filmes como Monstro do Lago. Obviamente adoram o roteiro dele e ele começa a receber inúmeros roteiros para arrumar e outros para escrever. Chama seus amigos desempregados e todos passam a escrever sob pseudônimo. Trumbo, junto com sua família, criam uma verdadeira indústria de roteiros a baciada. E tira o grupo dos 10 da miséria. Continuam em dificuldade, mas conseguem sobreviver.
Ele dá um roteiro a Ian McLellan Hunter, o roteirista quer pagar quase tudo ao Trumbo. E ganham o Oscar de Melhor Filme por A Princesa e o Plebeu. Obviamente Trumbo não pode receber, mas o boato se espalha. Trumbo escreve sob pseudônimo Areias Escaldantes e também não pode receber o Oscar de Melhor Filme.

Então Kirk Douglas o procura Trumbo para que ele adapte Spartacus e Otto Premimger para que Trumbo seja roteirista de Êxodus. O filme Trumbo é muito bem realizado, há um livro que foi baseado de Bruce Cok. Bryan Craston está incrível como Trumbo. O elenco é enorme e excelente, seguem alguns: Michael Stuhlbarg, David Maldonado, John Getz, Diane Lane, Helen Mirren, Louis C. K., Alan Tudyc, Dean O´Gorman, John Goodman. David James Elliot e Elle Fanning.
Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. É bom filme sobre um personagem importante na história do cinema.

    Também é interessante mostrar a divisão entre os artistas americanos durante o Macarthismo.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, foi muito bem feito mostrando todas as questões.

      Excluir
  2. Quero muito ver este filme! Tinha, inclusive, pedido ao meu marido para se informar sobre as exibições dele (meses atrás), mas acho que ele acabou se esquecendo. Já vi vários filmes que abordam o macartismo (Culpado por suspeita, Boa noite, boa sorte e outros), pois este é um tema que sempre me interessou.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly que pena que perdeu. eu vi no now. agora q vc falou do macartismo, vi vários filmes tb.

      Excluir
  3. Parece interessante, Pedrita.
    Tem artistas conhecidos.
    Vi que o Bryan Craston que apesar de feio e com cara de fome é excelente ator.

    ResponderExcluir
  4. Não consegui ver no cinema. Está na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, eu gostei muito. principalmente pela questão histórica.

      Excluir
  5. Olááááááá Pedrita
    Não conhecia o filme, noooossa quero muito assistir, é filme com história, ou história do cinema, do jeitinho que eu gosto!
    Adorei o plot, quem poderia imaginar como são os bastidores!
    Quantos filmes por trás dos roteiros, quantos atores envolvidos, Spartacus, Êxodus, Areias escaldantes,A princesa e o plebeu, só clássicos!
    E que elenco! Adoro o John Goodman, Helen Mirren e tem o Walter Whiteeeeee rsrsrs Breaking Bad é minha série favorita da vida!
    Olha só o Bryan Cranston superou o WW!
    Menina quero assistir já *__*
    Vai para a lista dos desejados no topo.
    Ótima quarta pra ti
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb gosto de filmes históricos. tb gosto de bastidores. nunca vi areias escaldantes. o tema me desencoraja. ah, assista logo, acho q vai amar. eu estou querendo ler o livro.

      Excluir
  6. Hello, Pedrita!
    Pela resenha é um ótimo filme, obrigada por mais essa
    dica maravilhosa! Eu sou amante de filmes e o meu filho tbm!

    Beijinhos ☕♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, esse fala muito de cinema, acho q vão gostar.

      Excluir

Cultura é vida!