sábado, 22 de agosto de 2009

O Quarto Verde


Assisti O Quarto Verde (1978) de François Truffaut no Telecine Cult. Simplesmente maravilhoso! Faz poucos anos que consegui ver vários filmes desse diretor graças ao Telecine Cult. Mas esse ainda não tinha conseguido ver. É majestoso, mas muito difícil, já que fala da morte o tempo todo e do jeito que só o Truffaut sabe dizer. Nosso protagonista tem uma fixação pela morte. Há 11 anos, no final da guerra, ele havia perdido a esposa e muitos amigos. Nunca se recuperou. Jornalista, só gostava de escrever artigos e matérias sobre gente morta. Apesar do exagero, quantos não ficam só reverenciando e elogiando o passado? Falando mal do presente? Só acham que o que era bom era do passado e não sabem viver o presente? Como todos aficionados pelo passado, ele se incomoda com as pessoas que tentam reconstruir a vida após uma morte. Ele acredita que nós homenageamos poucos os mortos e os esquecemos com facilidade.
Os textos sobre morte são impressio-nantes. Nosso protagonista vive solitário até que encontra uma mulher com a mesma obsessão. Em um texto ela diz que ele só vai amá-la no dia em que ela morrer. François Truffaut interpreta nosso protagonista. A mulher que o acompanha nas loucuras é interpretada pela bela Nathalie Baye. A música de Maurice Jaubert é belíssima.


Youtube: François Truffaut - Maurice Jaubert



Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Vou assistir assim que passar de novo. Adoro os filmes do Truffaut!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, a trama é super interessante. Não assisto nada no Cult e toda vez que venho aqui, me arrependo por isso. Vc assiste tanta coisa legal e diferente!
    Vou começar a prestar mais atenção na programação do canal!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Eis um Truffaut que não conheço. Sua obra-prima, para mim, continua sendo 'Jules et Jim'. Em tempo: 'Belinda' não é um filme de "horror" (no sentido clássico da expressão), é um drama.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita.

    Adorei a história desse filme. Nunca assisti nada do Truffaut.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  5. Cara Pedrita
    "O Quarto Verde" de Truffaut, apesar de permanecer um pouco esquecido no interior da sua obra de autor é um dos seus grandes filmes em que o cineasta decide também ser o protagonista ao lado da bela Nathalie Baye uma das grandes estrelas do cinema francês.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nessa época de gripe suína, fugi dos cinemas!!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  7. la socière, eu adoro o telecine cult.

    moacy, tb não conhecia esse.

    elvira, pelo que conheço de vc acho que vai amar truffaut.

    paula e rui, realmente esse do truffaut é menos comentado. eu nem sabia da sua existência.

    fabio, eu tenho evito shoppings tb. a crise financeira é pior, mas minha mãe sente falta dos cinemas nos shoppings. mas para preservá-la eu prefiro evitar por enquanto ambientes tão fechados e com refrigeração artificial, que passam poucas vezes por limpezas.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!