segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Marcas de Guerra

Assisti Marcas de Guerra (2013) de Szász János no Max. Eu gravei esse filme e ficou lá pra ver. É incrível! Mas dificílimo. É a história de dois irmãos gêmeos inseparáveis. Começa eles tranquilamente vivendo com a mãe quando recebem a visita do pai, um militar. A mãe leva os meninos então para viver com a mãe dela que a odeia e maltrata os meninos. O pai pede que eles escrevam tudo o que acontece com eles. A forma como eles narram a vida deles, o olhar tão diferente, o livro que fica animado, é muito inteligente. Marcas de Guerra é impressionante!

Eles são muito educados, mas sem conversas com adultos, ficando praticamente sozinhos, eles começam a ter raciocínios estranhos. Misturam o que sabiam com o que leem. Eles só tem a Bíblia pra ler e umas apostilas. O pai queria que eles continuassem estudando. E eles muito disciplinados continuam estudando. Incrível quando o padre fala da Bíblia e eles falam dos Dez Mandamentos e falam que há um que diz não matarás, mas todos matam. Um mandamento tão forte, mas que pela guerra, pela pátria, matam. A crueza do momento que eles estão vivendo é assustadora. Eles nos dão um choque de realidade.

O diretor é húngaro, Marcas de Guerra é uma co-produção entre Hungria, Alemanha, Áustria e França. Os meninos são interpretados pelos irmãos Gyémánt, László e András, eles estão incríveis. Maravilhosa também a atriz que faz a avó, Piroska Mólnar. O oficial alemão é interpretado por Ulrich Thomsen. A mãe por Gyongyvér Bognár. O pai por Ulrich Masther. Interpretam alguns do vilarejo: Orsolya Tóth, Péter Andorai e Diana Kiss.

Beijos,
Pedrita

17 comentários:

  1. Gosto de filmes desse gênero, ainda mais sendo filmes sobre guerra. Já está anotado!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Preciso fazer como vc. Gravar e um dia qualquer, assistir. Vou criar o hábito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, qd eu passei a tv para hd pedi o recurso para gravar.

      Excluir
  3. Deve ser mesmo um filme dificil de assitir. E ainda mais com crianças em guerra. Me dá um dó quando vejo esse olhinhos de tristeza e medo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, eles vivem em uma cidade e veem a guerra passar. mas não os combates.

      Excluir
  4. Respostas
    1. lulu, esse não chega a ser um filme de guerra.

      Excluir
  5. Oi, Pedrita,

    Este é o meu tipo de filme, agora vou ter que vê-lo, rsrs.

    Um beijo e bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é incrível. acho que não deva ser muito fácil achar pra ver.

      Excluir
  6. Geralmente os filmes que mostram o ponto de vista de criança sobre guerras e épocas difíceis em geral são interessantes. Vou querer assistir.

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que eu amaria assistir, mas infelizmente eu não tenho TV e não gosto de ver filmes em telas de PC....sempre com boas recomendações....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, não deve ser um filme fácil de achar.

      Excluir
    2. Ta bem, vou tentar baixar para ver no PC!

      Excluir
  8. Marcas de Guerra parece ser um excelente filme. A premissa é boa e acredito que a execução também tenha sido. Sem falar que cinema europeu está milênios à frente do cinema americano.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir

Bons comentários!