segunda-feira, 7 de março de 2022

Um Lugar Bem Longe Daqui de Delia Owens

Terminei de ler Um Lugar Bem Longe Daqui (2018) de Delia Owens da Intrínseca. Eu participo semanalmente dos sorteios dessa editora. Nem acreditei quando ganhei! Só me toquei que escolhi um livro pensando que era outro quando o livro chegou. Eu adoro me surpreender e nesse caso foi por total engano. O nome original é lindo, Onde as Lagostas Cantam. Essa capa lindíssima e tudo a ver, é exatamente a do livro original americano. Teve 2 milhões de exemplares vendidos nos EUA.

O marcador de livros eu ganhei e é francês com um tigre.


Obra Predadores (2012) de Mia Araújo

Virou o livro da minha vida! Virei do avesso inúmeras vezes. Fiquei muito impactada. É sobre uma jovem que vive sistematicamente o abandono. A mãe vai embora. Aos poucos um a um os irmãos também. Ela fica sozinha no brejo, com 6 anos. Sei pai vai e vem. Violento e alcóolatra, diz que ela, aos 6 anos, agora tem que cuidar da casa, limpar, cozinhar, comprar os alimentos. Ela mal sabe como se faz, não sabe ler, contar dinheiro. Apesar do pai ser violento, ela sempre fica angustiada quando ele parte, com medo que ele não volte mais como os outros. É só o que ela tem. O livro fala muito, mas muito de empatia, a dificuldade que temos em entender motivos complexos de pessoas na mais absoluta solidão. Melhor um pai violento, que nada.
Obra Lua no Brejo (2014) de Diane Parks

Mas o pai acaba partindo e ela tem que se virar. Não teria mais aqueles poucos trocados. Ela começa então a pegar mariscos e vender. Um garoto um pouco mais velho a ensina a ler, ela tem 11 anos. Ele vê o interesse dela em biologia e leva livros pra ela. Ela passa então a desenhar e catalogar tudo o que encontra no brejo. A autora é zoóloga e muito de natureza tem no livro, é fascinante. O rapaz vai para a faculdade, depois vê todo o trabalho da jovem, sugere que ela publique, a ajuda, e ela se torna uma especialista do brejo. Mesmo assim o preconceito de todos não muda. Julgavam ela mesmo sendo uma criança, mesmo tendo 6 anos. Não se compadeciam. Os apelidos pavorosos, apostas de quem tirará a virgindade. E ela fica uma linda mulher.

Obra Lua no Bayou (2015) de Diane Milsap

Trechos de Um Lugar Bem Longe Daqui (2018) de Delia Owens:

“Apática, perguntou-se o que tinha feito para mandar todas as pessoas embora. A própria mãe. As irmãs. A família inteira. Jodie. E agora Tate. Suas lembranças mais pungentes eram datas desconhecidas de parentes desaparecendo pela estradinha a fora.”

“Sempre encontrara força e coragem para se erguer da lama, para dar o passo seguinte, por mais bambo que fosse. Mas onde essa garra a tinha levado?”

“Precisar das pessoas acabava em sofrimento.”

“Quanto se está disposto a oferecer para vencer à solidão?”

“Quebrando a promessa que fez a si mesma de nunca mais esperar por ninguém, Kya ficou andando de um lado para outro pela margem da lagoa.”

“Apoiar-se nos outros deixa você desamparado.”

“Eu passei anos querendo estar com outras pessoas. Acreditava de verdade que alguém fosse ficar comigo, que eu teria amigos e uma família. Que faria parte de um grupo. Só que ninguém ficou. Nem você nem qualquer pessoa da minha família. Agora eu finalmente aprendi a lidar com isso e a me proteger".

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Abraço … saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que chique, Pedrita. E achei bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Passando, elogiando a publicação, e desejando, um Feliz dia internacional da mulher. Não existe, e contra mim falo, a força que o coração e a alma de uma MULHER tem
    .
    Hoje escrevi: “ É lindo o coração da mulher “
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nem quis ler o post todo para não 'esbarrar' em spoiler, porque já fiquei interessada, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, acho que vai amar. sim, é melhor ir descobrindo. mesmo que eu seja sutil, o texto conta um pouco.

      Excluir
  5. Parabéns flor por ter ganho o livro ❤
    Linda demais a capa assim como o marcador 🐯
    O nome original é encantador
    Fiquei impactada com a protagonista sendo abandonada sistematicamente
    Como dizem por aí sua maior fraqueza é sua maior força 😢😢
    Vai para o topo da lista dos desejados

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, obrigada, tem sorteiro da intrínseca toda semana, sempre aparece às sextas, no twitter, facebook e instagram.
      sim, e depois de ler me emociono sempre vendo a capa.
      dói demais os sucessivos abandonos.

      Excluir

Cultura é vida!