segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Tipos de Gentileza

Assisti Tipos de Gentileza (2024) de Yorgos Lanthimos no Star+ na Disney. Pelo diretor já imaginamos que não vai ter gentileza. É um filme extremamente violento. Colocaram como humor, mas eu fiquei desconcertada. Tive uma dificuldade enorme pra assistir. Não consigo indicar, mas mesmo que me dissessem que eu ia sofrer, eu veria, porque a genialidade desse diretor não se descarta. Então não sei como dizer ou não dizer para que vejam.

São três histórias desconfortáveis. A primeira é sobre relações abusivas de trabalho. O chefe pede absurdos para o funcionário. Ele faz tudo até que diz que não fará. O chefe faz todo o tipo de manipulação pra dizer que o funcionário não é dedicado, que não era isso que esperava, que se enganou sobre ele. Os pedidos são inacreditáveis, mas trazendo pra nossa realidade, sim, acontecem e muito. O elenco é incrível também. O elenco é o mesmo fazendo vários personagens. Williem Dafoe é o chefe, Jesse Plemons, o funcionário. Jesse é o protagonista de todos os episódios.

Todos são fortes, mas o segundo me revirei do avesso. O segundo fala do abuso nas relações afetivas. De maridos que manipulam e pedem o impossível de suas esposas. Ela está desaparecida, ele está arrasado. Ela aparece e ele acha que não é ela. Começa a pedir absurdos pra ela. Ela é a bela Emma Stone.
O terceiro fala de fanatismo e religião. Emma Stone e Jesse Plemons participam de uma seita pavorosa. Ela por isso abandonou a filha e o marido. Os dois tem missões horrorosas, mas a sociedade é um horror. O que o marido faz com ela é inacreditável. Os outros que aparecem são Hong Chau, Margaret Qualley, Joe Alwyn, Mamoudou Athie e Yorgos Stefanakos. Só depois que fui ver sobre o filme que vi que uma dança que tinha amado da Emma Stone é uma cena do filme. Curiosa pra saber se os movimentos são da direção ou de interpretação espontânea dela. Vou por o trecho aqui nos vídeos.
Beijos,
Pedrita

Um comentário:

  1. Tenho visto tantas pessoas fazerem coisas inacreditáveis, no que se refere a agir de modo egoísta, insensível, idiota e tals, que já não me surpreendo com mais nada. Então eu veria esse filme.

    Beijo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!