segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Squid Game

Assisti a série Squid Game (2021) de Hwang Dong-hyuk na Netflix. Coisas de Brasil, aqui o nome continua em inglês, mas é outro, não faz sentido algum, Round 6. Eu tinha muita resistência pra ver essa série, tudo que é quase unanimidade eu fico relutante. Mas eu amo produções coreanas, principalmente as de terror, então fui ver e não conseguia largar.
 

Essa imagem explodiu na estreia nas redes sociais. E na época eu entendi que seriam jogos e como conheço os filmes coreanos, pavorosos.  Os jogos são inspirados em brincadeiras infantis, algumas desconhecidas por aqui, algumas com semelhanças.
O protagonista é viciado em jogos, cavalos mais especificamente. Que ator, Lee Jung-Jae. Ele não consegue emprego e é muito atrapalhado, vive apostando. Ele recebe então um cartão com uma proposta. Perto da meia noite os participantes vão a um lugar indicado, uma van passa, eles são dopados até chegar no local do jogo. Ele é o último, o número 456. Todos são imperfeitos, com ele não é diferente, mas ele tem alguma integridade, respeito ao próximo, sentido de equipe. Muito interessante que ele tem a maior admiração pelo amigo bem sucedido (Park Hae-soo) que também está lá. O amigo foi o melhor aluno em tudo, formado com louvor e atuava no mercado financeiro. O 456 vive elogiando-o. 
Duas jovens contam suas vidas, uma é da Coreia do Norte, muito triste a vida das duas. Ótimas e lindas atrizes: Jung Yo-Heon e Lee Yoo-mi.

O 456 afeiçoa-se ao 001 que diz estar com um tumor. Oh Yeong-su está majestoso! O 456 passa a protegê-lo de alguma forma. Mas é interessante também que esse senhor, por ter brincado muito na infância, sabe técnicas onde mesmo um grupo mais fraco possa ser vencedor. A série debate muitas questões, pré-conceitos, é muito profunda. 

A série debate também imigração com o personagem de Anupam Tripathi, o preconceito a imigrantes e fala de profissões de sobrevivência, como a prostituição na personagem de Kim Joo-Ryung. O grupo dos "vilões" é encabeçado pelo personagem do Heo Sung-tae.

O jogo é muito surreal. O líder fala sempre que a regra principal é todos terem direitos iguais, mas essa regra é bem controversa, na verdade, a série toda é muito controversa. Como na vida real, a noção de igualdade não é igualitária. Muito interessante quando termina dando a ideia de uma continuação.


Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Acredito que seja uma série muito interessante de ver.
    .
    Continuação de boas festas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Mais um filme interessante! :)

    Abraço com carinho, e uma excelente semana de boas festas!

    ResponderExcluir
  3. Não conheço a Série.
    Vi ontem 2 bons filmes.

    Os portões de nosso edifício não tem como colocar telas. É tão raro isso acontecer, gatos entrarem, que nem me preocupo com isso.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho que não vai gostar dessa série pq é muito violenta.
      aqui entra gato direto, lugar de abandono. tem ongs castrando, mas volte e meia largam outros.

      Excluir
  4. Tenho muita curiosidade do tanto que falam, mas tem sangue a rodo então esquece....

    ResponderExcluir
  5. Não vejo séries... mas a julgar pela descrição parece interessante.
    Obrigado pela companhia neste ano que agora finda.
    Que o novo ano prestes a começar chegue com muita saúde e coragem, pois assim já temos o suficiente para conseguirmos o resto, nomeadamente paz, felicidade, amor e sabedoria. Que seja um ano iluminado e abençoado.
    Feliz Ano Novo, querida amiga Pedrita.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jaime, eu tenho visto cada vez mais desde q as novelas passaram a ser reprisadas. deve diminuir qd as novelas voltarem. feliz 2022 e q seja melhor q esse ano.

      Excluir
  6. Essa é aquela série que eu não vi, mas quero vê!!! kkkk Gosto muito de produções coreanas, menos terror (EU SOU MEDROSA) e é um constrangimento ainda não ter visto o maior sucesso do momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, eu não queria ver pela unanimidade, mas queria ver por ser coreana e sempre crítica. é incrível. não dá pra parar de ver.

      Excluir
  7. Acho que sou a única pessoa que ainda não viu essa série 😮
    Já queria assistir e agora mais ainda depois da sua resenha
    Certamente difícil de acompanhar, MAS esses temas são necessários ainda mais nesses tempos em que vivemos (Que parecem nem fazer sentido, quase uma "involução") 🙁

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb achava isso. agora eu já vi, falta vc hahahahaha. sim, necessária.

      Excluir

Cultura é vida!