sexta-feira, 1 de julho de 2022

A Descoberta da Currywurst de Uwe Timm

Terminei de ler A Descoberta da Currywurst (1993) de Uwe Timm da Dublinense. Comprei esse livro na Feira de Livros da Unesp com 50% de desconto e completamente no escuro. Os que eu queria ler dessa editora não estava disponíveis, então escolhi alguns aleatoriamente sem olhar muito em detalhe do que se tratava. E que descoberta maravilhosa! Que preciosidade!

Marcador de livros de gatinho de Paris, presente de um amigo.

Jarrinha de porcelana de Peggy-Lou

Retrato da jornalista Sylvia Von Harden (1926) de Otto Dix

Eu tenho um amigo que ama livros com culinária e logo avisei pra ele. Currywurst é um prato que o protagonista amava desde criança e que comia em uma barraquinha na rua. Adulto, ele resolve investigar a origem do prato. Acaba encontrando a mulher que fazia o prato na barraquinha, ela vive em um asilo, está completamente cega e vai contando toda a sua história pra ele, que livro genial!

Obra Duas Crianças Ameaçadas por um Rouxinol (1924) de Max Ernst

A senhora conta que o marido estava na guerra e que ela conheceu um homem na rua. Um soldado alemão. Ele acaba deserdando e ficando escondido em sua casa. A trama passa-se então no fim da guerra, tempos de escassez, medo, vigilância. Incrível como a trama vai se costurando como o pulôver que a senhora tricota. E como ela era habilidosa na cozinha. Tinha que criar com o pouco que encontrava, pegava ou roubava pra conseguir comer mais ou menos. Inventa e conseguia fazer pratos saborosos com as improvisações da época. Fascinante!

Há um filme adaptado dessa obra que quero ver.

Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. Uau! Bastante interessante :))
    -

    Beijos. Feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Desejo um ótimo mês de julho com muita paz e saúde. Aproveito para desejar um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvira falar do autor, nem desta obra, parece um tema desafiante.

    ResponderExcluir
  4. Quando se adquire um livro e depois se gosta da sua narrativa, é maravilhoso
    .
    Um feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Muito criativo, me deu vontade de ler!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, acho q vc vai amar já q gosta de culinária.

      Excluir
  6. Adorei a premissa da narrativa!
    Diferente, criativa e original.
    E se vc diz que é genial e uma preciosidade já quero ler .
    Sua foto ficou linda demais.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
  7. Oi Pedrita! Ainda lembra de mim? Adorei ler seu post, tão bom encontrar bons livros pra ler né? Eu continuo com meu jardim é assim, e sempre pensando em voltar ao blog e sempre deixando pra depois
    Beijos amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, eu sempre quero q os blogs dos meus amigos continuem pra sempre e sempre sofro qd ficam parados. espero q vc volte com o seu q sempre foi tão lindo. sim, sempre é muito bom encontrar bons livros.

      Excluir
    2. Vou ver se volto, sinto saudades ❤

      Excluir

Cultura é vida!