segunda-feira, 1 de julho de 2013

Grandes Esperanças

Assisti a série Grandes Esperanças (2011) de Brian Kirk da BBC no Max. Eu vi que ia ter na programação, vim no computador ver quantos episódios e vi que o Max ia passar seguidamente os únicos três episódios de uma hora cada, portanto Grandes Esperanças teria 3 horas de duração. Resolvi assistir já que tinha lido recentemente o livro e comentei aqui. Há outras adaptações da obra, inclusive outra série da própria BBC, só vi essa até agora, quero ver as outras.

Gostei demais da adaptação, fascinantes os tons cinza de algumas locações, adorei os atores que fazem o Pip. O Pip criança é interpretado por Oscar Kennedy e lindo demais o rapaz que faz o Pip jovem, Douglas Booth.

Confesso que minha imaginação tinha pensado de forma diferente aos atores escolhidos para os personagens da Srta. Havisham, Estella e Magwitch, mas a magia da literatura é exatamente essa, criar em cada um a imaginação para os fatos e personagens. Mesmo sendo diferentes do que eu imaginava os atores estão incríveis. Eu imaginava uma Srta. Havisham mais opulenta, uma Estella com uma beleza diferente, mais estonteante e um Magwitch menor, baixo e com cara de mal, o que fazia com que todos achassem que ele era bandido. A Srta Havisham é interpretada por Gillian Anderson. Estella criança por Izzy Meikle-Small e a jovem por Vanessa Kirby, Magwitch por Ray Winstone. Orlick era como eu imaginava e foi interpretado por Jack Roth. O ferreiro também era como eu imaginava e foi interpretado por Shaun Dooley.

Grandes Esperanças é impecável na fotografia, figurinos, reconstituição de época, é uma bela série. O primeiro episódio é com o Pip criança vivendo com a irmã e o marido da irmã. O segundo episódio é quando ganha dinheiro para se tornar um cavalheiro e o terceiro quando descobre quem é que pagava os seus estudos. Vou falar detalhes do final: a série Grandes Esperanças termina diferente do livro, não fecha o que vai acontecer, deixa aberto, mas insinua a realização do amor de Pip por Estella, no livro ela não o quer. Alguns outros do elenco são: David Suchet, Frances Barber, Mary Roscoe, Harry Lloyd, Tom Burke e Perdita Weeks.

Beijos,

Pedrita

11 comentários:

  1. Esse eu gostaria de assistir. Bem ao estilo de livro e filme que gosto. Vou procurar ver se vai passar novamente
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em geral esses filmes "longos" eles passam mais à tarde, eu vi no fim de semana à tarde, é mais difícil passar no horário nobre.

      Excluir
    2. os episódios estão aqui, clicando em cada um dá pra saber qd vão passar http://www.hbomax.tv/buscador.aspx?t=1&buscar=Grandes+Esperan%C3%A7as

      Excluir
  2. Nunca ouvi falar, mas parece bom.
    Boa segunda!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. As imagens me chamaram a atenção!
    Parece ser uma série muito bem produzida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah eu vi sim. Mas com outro elenco. Acho que esse seu é mais vistoso. Vi com a Helena ...Carter. Era bom, meio fantastico.... Você vê todos, ja deve ter visto essa versão tb. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. camille, eu vi nas fotos que tinha esse e confesso que acho a helena bonham carter bem mais parecida com a minha imagem da srta. havsham que essa versão que vi. estou querendo ver esse tb.

      Excluir
  5. Respostas
    1. georgia, eu gostei muito. o livro é incrível. e ainda quero ver as outras versões da obra.

      Excluir
  6. Pedrita,

    Acho que estava viajando ou com algum empecilho, para não ter visto este post!
    Você resumiu bem a estória, eu gostaria de ver esta série! No final do livro, na ocasião do último encontro de Pip com Estella, o autor deixa 'no ar' a possibilidade de surgir algo mais entre eles.
    Depois do casamento absurdo e sofrido, parece que Estella se tornou um pouco mais humilde e sábia... enfim amdureceu.
    Para fazer o meu atual post eu dei uma pesquisada nos filmes (porque queria ter certeza do ano de lançamento da versão que eu vi).
    Descobri que há outra versão - digamos - também recente, de 2012, em que a Sra. Havisham (no meu livro ela não é chamada de Senhorita, como seria o certo, rsrs) é interpretada pela Helena Bonham-Carter. Daí me ocorreu que eu nunca pensaria na Sra. Havisham como alguém parecido com esta atriz (da qual eu gosto, aliás). Mas é como você diz, esta é uma das facetas da magia da literatura.

    Beijo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!