quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Calvário

Assisti Calvário (2014) de John Michael McDonagh no TelecinePlay. Nunca tinha ouvido falar desse filme, vi na lista dos filmes no Now. Calvário debate fé, bondade, violência, é impressionante. O protagonista é um padre bom interpretado brilhantemente por Brendan Gleeson. Logo no início, no confessionário, o padre ouve uma confissão de um homem que foi abusado por um padre aos 7 anos e nos 5 anos seguintes. O padre aconselha o confessor, que só ouvimos e não vemos, a denunciar o padre, mas o confessor diz que o padre morreu. O confessor então diz que vai chamar mais a atenção se matar um padre bom, ameaça de morte esse padre bom e dá uma semana para ele se organizar até ser morto.

Os problemas do padre continuam. Calvário é um filme triste, amargurado, desesperançoso, sobre uma sociedade doente. Ele é padre de uma pequena cidade na Irlanda, todos parecem perdidos. Sua filha chega, ela tentou suicídio e vai até o seu pai. A filha é interpretada por Kelly Reilly. Ele foi casado, muito bem casado, teve a filha, ficou viúvo e foi ser padre. É um padre incrível, ouve todos, tem debates filosóficos, recua quando é questionado, se desculpa se concorda com os argumentos. Sempre que ele sabe que alguém está em conflito ele vai conversar, não para falar de Deus e religião, mas para falar de relacionamentos, tolerância, dificuldades. Muitos da cidade julgam o padre com sentimentos que ele não tem.  O texto de Calvário é impressionante. As locações são belíssimas.

Alguns outros do elenco são: Dylan Moran, Chris O´Dowd, David Wilmot, Marie-Josée Croze, Isaach de Bankolé, David McSavage, Owen Sharpe, M. Emmet  Walsh e Aidan Gillen. Calvário ganhou vários prêmios como no Festival de Berlim.

Beijos,
Pedrita

22 comentários:

  1. Tipo do filme que eu iria amar assistir. Gostei da temática. E adoro filmes com cenários da Irlanda, sempre tão lindos.
    Bjs e boa dica essa sua
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este filme. A sinopse é muito interessante, assim como o elenco.

    É o curioso ver o quase sempre vilão Brendan Gleeson no papel de padre.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, tb não conhecia, se não fosse o now não tinha descoberto. brendan está excelente, grande filme.

      Excluir
  3. Que canal(Now) é esse que vc descobre filmes interessantes.
    Não lembro desse ator.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é da net. onde posso ver os filmes pelo controle remoto. começar e parar qd quiser.

      Excluir
  4. Este eu já havia decidido ver. O tema é do meu interesse e o ator - Brendan Gleeson - tem feito coisas interessantes, depois do Harry Potter.

    Ah, a crítica ao Carol saiu na Veja desta semana. Lá é dito também que as atrizes atuam de forma muito calculada. Mas eu não ligo, sempre gosto de formar a minha própria opinião sobre as obras que vejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, vc vai adorar esse filme. é q eu fiquei revolts pelo fato de dizerem q não é profundo carol.

      Excluir
  5. Não conhecia. Parece impressionante mesmo. Quero assistir.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Li o seu balanço sobre Ligações Perigosas. Patricia Pillar sempre brilha hein.. Estará na minha relação de melhores do ano. Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, patrícia é incrível, mas a marjorie arrasou. não sei se amei tanto assim para ir nos melhores no fim do ano.

      Excluir
  7. Por acaso no outro dia uns amigos meus estavam a comentar sobre este filme, eu não o conhecia e estava um pouco perdida. Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Seus posts quase sempre me deixam com vontade de parar tudo e ir atrás do filme. Eu não sou uma cinéfila em potencial, vejo muito pouco, sou mais de ler, mas quando vejo uma história assim instigante e bem feita, sei que é uma experiencia única vê e fico com vontade realmente de ir atrás.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, eu fico assim com tudo o q vejo nos blogs dos amigos.

      Excluir
  9. Olá, Pedrita.
    Também não conhecia o filme Calvário, mas agora fiquei imensamente interessado na obra, principalmente por comentar um assunto que ainda acontece, infelizmente: o abuso de crianças.
    Ótima dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  10. O filme foi uma ótima surpresa. A atuação de Brendan Gleeson, a complexa história e a belas locações merecem todos os elogios.

    Bjos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!