quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

A Chefe

Assisti A Chefe (2022) de Fran Torres na Netflix. O roteiro é de Laura Sarmiento Pallarés. Eu procurava por filmes espanhóis, apareceu esse. É bem mais ou menos.

Uma jovem bastante ambiciosa consegue um emprego de estagiária em uma empresa de moda e marketing. As duas são muito lindas Cumélen Sanz e Aitana Sanchéz-Gijón. A jovem é imigrante argentina e mora com um namorado corretor de imóveis, ele é colombiano. Ela engravida, não conta pra ninguém e fica pensando o que fazer. Ela quer investir na carreira, um filho não estava em seus planos. Religiosa, ela desiste de abortar após conselho moralista do padre.
A jovem passa mal no trabalho, a chefe desconfia e propõe a ela ficar com o filho dela já que ninguém sabe. Elas assinam um contrato. Para que ninguém saiba, nem na empresa, nem o namorado, a chefe leva a jovem para uma belíssima casa no campo para ficar o tempo da gravidez. A fotografia do filme é muito bonita. E as cenas na piscina são belíssimas. Para a segurança da jovem ela coloca segurança na casa, a jovem vai ficar só com uma empregada. Mas começamos a estranhar os excessos de controle da chefe. A jovem demora bem mais para perceber. O final é esquisito, é o que mais odeiam nos comentários e resenhas, eu achei coerente. Eu pensava onde o filme iria dar, gostei da solução em aberto. Como ela tinha dinheiro eu imaginei que ela conseguiria ter o filho e voltar para a Argentina sem ser presa. Mas podia ter sido presa, ou morrido na estrada após o parto, enfim, muitas possibilidades. Achei coerente. O aborto teria sido uma solução bem mais simples, mesmo tendo que lidar com a dor e a culpa por um tempo.
Muita cultura em 2026

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

O Natal dos Silva

Assisti a série O Natal dos Silva de Gabriel Martins no Canal Brasil. A série é dos Filmes de Plástico. Procurei na busca porque não estava no streaming do Canal Brasil, mas no terceiro episódio começou a ficar desencontrado o som com a imagem. Como o Canal Brasil fez maratona com a série, vi no canal voltando pelo controle remoto. São cinco episódios. A série foi realizada em Belo Horizonte com artistas mineiros. A abertura é linda, com os objetos da casa, os de Natal.

É o primeiro ano sem a matriarca da família. Só uma filha mora na casa que foi da mãe. É irmão que não acaba mais, Rejane Faria é a que mora na casa, outros são interpretados por Calandréia Ribeiro, Ítalo Laureano, Marisa Revert, Carlos Francisco, Norberto Novais Oliveira. Eles não brigam mais porque não tem como. Nossa, quanta desavença. Eu entendo que a casa tenha que ser vendida e dividida, é muito irmão, mas dá dó. Espaçosa, a árvore é montada na mangueira no quintal, muitos cômodos. São lindas as cenas em planos sequência dos convidados atravessando a casa.
O filho, Robert Frank, leva a namorada pela primeira vez sem avisar, da doce Aisha Brunno, que personagem lindo, me emocionei. Ela que vai tecendo na doçura todas as desavenças familiares. 

Alguns outros do elenco são Renato Novaes, Preto Amparo e Raquel Pedra. Sempre ao final a família faz a oração e é o último episódio, é quando os ânimos diminuem, as conversas acontecem. Espero que levem pra vida. Me emocionei bastante.
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

O Céu Entre Mundos de Sandra Menezes

Terminei de ler O Céu Entre Mundos (2021) de Sandra Menezes da Malê. Que livro! Gostei tanto que já entrou nos melhores livros do ano. E que capa de Dandarra de Santana, belíssima! É um genial livro de ficção científica. O livro é profundamente cinematográfico, ansiosa por uma adaptação.  Eu comprei na Festa do Livro da USP do ano passado, 2024.

O marcador de livros é magnético com um pedaço da obra de Tomie Ohtake

Obra de Aline Miguel

Uma jovem acorda, lembra que foi sequestrada, entra em uma nave. Aos poucos ela entende que a nave foi salvá-la. Confesso que ficava na dúvida se ela estava sendo confundida que era realmente um salvamento. Ela nos conta que quando o mundo começou a ficar inabitável, vários continentes começaram a estudar outras possibilidades fora do planeta. E foi o continente africano que melhor teve resultado. As pessoas também desenvolveram a telepatia.

Obra de Panmela Castro

A jovem descobre que alguém os está traindo e que por isso ela não pode falar com seus pais. Tudo é muito inteligente. Com a destruição do planeta, as pessoas passaram a ter funções. Amei os memorialistas, aqueles que guardavam as informações para passar para as pessoas. 

Obra Nunca Fingir amor como as frutas com agrotóxicos (2023) de Heloísa Hariadne

Lindo demais o lugar que a levam, as tradições, a natureza, eu parecia ouvir pássaros, sentir cheiro da mata. Fiquei encantada!

Beijos,
Pedrita

domingo, 28 de dezembro de 2025

Sem Limites

Assisti Sem Limites (2011) de Neil Burger na HBOMax. Tem tempo que vejo esse filme, mas achei que já tinha visto. Eu tenho muita dificuldade de saber se já vi quando os títulos são muito parecidos. Vim na busca do blog pelo nome do protagonista, Bradley Cooper, e descobri que não vi. Logo no começo tive certeza que não tinha visto. Que filme! É tão bom que mesmo vendo faz tempo, o 007 lembrou do quanto é bom. O filme é baseado no livro de Alan Glynn que fiquei com vontade de ler, adaptado por Leslie Dixon.

Eu gosto muito do Bradley Cooper. Ele é um escritor, já recebeu o adiantamento para o livro, mas está em bloqueio criativo se afundando em autocomiseração. Ele tem uma namorada de Abbie Cornish, bem sucedida que está meio cansada do desleixo e depressão do companheiro. Ele reencontra o ex-cunhado de Johnny Whitworth que dá a ele uma pílula. O ex-cunhado era traficante de drogas, mas essa que ele entrega para o escritor ainda está em estudo, é ilegal.

Ele fica brilhante, passa a ter uma clareza e percepção incríveis. Segundo o ex-cunhado, o cérebro passa a funcionar na sua potência. O escritor pergunta porque ele não usa pra ele, mas ele diz que a pessoa tem que já ser brilhante, ter muito potencial. A questão é que o ex-cunhado é morto. O escritor consegue as pílulas que ele tinha. Ele consegue escrever bastante do livro e entregar. Estudar idiomas. 

O escritor percebe que precisa ter mais dinheiro. Então ele começa a estudar o mercado financeiro e rapidamente começa a ganhar muito dinheiro em ações. Ele chama atenção de um grande empresário de Robert de Niro que faz uma participação. O filme é mesmo o Bradley. O escritor começa a ser perseguido, é muito interessante as descobertas que ele e nós temos. Roteiro muito inteligente.
Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Retrospectiva 2025

Em 2025 li mais que a média, um dos motivos é que vários eram pequenos. Li 20 livros no ano e esses são 10 os que mais amei. Foi difícil fazer a triagem porque foram livros incríveis. A ordem está pela leitura, começa com o último, em modo decrescente.

O Céu Entre Mundos de Sandra Menezes

A mais recôndita memória dos homens de Mohamed Mbougar Sarr da Fósforo

Arrastados de Daniela Arbex da Intrínseca.

Objetos Cortantes de Gillian Flynn da Intrínseca

Moçambique com Z de Zarolho de Manuel Mutimucuio da Dublinense

Abraço Apertado de Émile Ajar da Todavia

Eileen de Ottessa Moshfegh da Todavia

Sanga Menor de Cintia Lacroix da Dublinense

 Após o Anoitecer de Haruki Murakami da Alfaguara

O Enigma do Quarto 622 de Jöel Dicker da Intrínseca

Foi um ano que fui mais ao cinema, ainda vou pouco, principalmente pelo alto preço dos ingressos, acabo preferindo ir ao teatro, mas não só fui como estão entre os melhores filmes que vi no ano.

O Último Azul

Ainda Estou Aqui

A Melhor Mãe do Mundo

Em música, os melhores foram

Uma Viagem Utópica com o SIGMA Project na Estação Motiva Cultural

Ronaldo Miranda - Piano Concerto pela Naxos

JJ Jun Li Bui no Festival Chopin na Estação Motiva Cultural

Concerto Realidades Imaginárias da OCAM - Orquestra de Câmara da USP no Auditório Camargo Guarnieri na USP
Solista Edelton Gloeden

Kate Liu no encerramento do Festival Chopin na Estação Motiva Cultural

João Pedro Sigoli, pianista e o Duo Cerri-Botelho no Centro de Música Brasileira

Foi um ano de novelas incríveis




E eu ainda revi uma novela da minha vida, Além do Tempo 1 e 2 na 
Globoplay Novelas
Em teatro as melhores foram duas do Encontro Paulista de Teatro de Grupo

Cícera do Contadores de Mentiras

A Menina Passarinho da CTI - Teatro Baile

E ainda

Traição do Núcleo de Teatro de Imersão

Foi o ano que vi muitas séries. Por uma confusão da ClaroTV e inúmeras trocas de decoders, a última mudou o plano para Claro Box, passei a economizar R$ 100,00 e ainda vieram muitos streamings com comerciais Netflix. AppleTV, HBOMax. E depois a Disney abriu o sinal que termina agora dia 31.



Silo 1 e 2 na AppleTV

Ripley na Netflix
 
Paradise na Disney+

Depto Q na Netflix


Gostei demais do Libertárias no Canal Curta!

Nossa, como vi filmes, difícil escolher os melhores



Perfect Days na Netflix

Manas no TelecinePlay

Aftersun na Netflix

Mothering Sunday na Netflix

Close na Netflix

Camponeses na HBOMax

La Cocina na HBOMax

Napoleão na AppleTV

The HouseMaid na PrimeVideo
Em exposições destaco

Na Galeria Leme

De Mim para Nós de Jaume Plensa

Fulgor Atlântico de Tiago Sant´ana

Virgília de Jorge Enciso

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Zoológico de Vidro

Assisti a peça Zoológico de Vidro de Tennessee Williams no Teatro da Praça. A direção foi de Luciana Saul. Eu tinha visto esse espetáculo tem tempo e queria muito revisitar esse ótimo texto.

O protagonista é um alter ego do autor (1911-1983). O rapaz tem um emprego medíocre para sustentar a mãe e a irmã tímida. O pai sumiu no mundo. A mãe amargurada, não era pra menos, inferniza os filhos tentando que eles tenham um futuro melhor dentro da perspectiva dela. Todos estão ótimos Ana Clara Bencic, Manuela Paiva e Matheus Holesgrove. Matheus interpreta também o possível pretendente a jovem tímida. Em outro dia Sophia Lima faz a mãe no lugar da Manuela.

Amei o Zoológico de Vidro. A filha vive mergulhada nele para fugir daquela vida torturante.

Eu fiquei encantada com o Teatro da Praça que fica no Mandaqui na Zona Norte.. Esse grupo da peça é a primeira turma do teatro profissional. O espaço tem cursos para todas as idades, para qualquer pessoa que deseja socializar, interagir desde crianças até pessoas mais velhas. Há grupos para todos.

Beijos,

Pedrita

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Wake Up Dead Man - Knives Out

Assisti Wake Up Dead Man (2025) da série Knives Out de Rian Johnson na Netflix. Eu adoro essa série de filmes policiais. Concordo que esse não é o melhor deles, mas me diverti bastante. No Brasil está como o péssimo nome Vivo ou Morto. Nada a ver.

Um jovem padre é enviado para uma pequena igreja em um vilarejo para tentar descobrir o que acontece. Josh O´Connor arrasa. O padre egocêntrico e que obriga que o chamem de monsenhor mantém os fiéis ligados a ele pelo ódio, manipulação e poder. Josh Brolin está em mais um personagem mais do mesmo da sua carreira. Ele é assassinado.

É quando Daniel Craig aparece como detetive. 

O elenco dessa série é sempre incrível. Glenn Close em mais um grande personagem de sua carreira. Daryl McCormack faz o rapaz que filma tudo, sermões do padre, conversas indesejadas, confissões. Gosto como os filmes tem falado da exposição da internet. O grupo só tem ótimos atores Jeremy Renner, Kerry Washington, Andrew Scott, Cailee Spaeny e Mila Kunis. Fazem participação Jeffrey Wright, James Faulkner e Anne Hamilton.
Beijos,
Pedrita