sábado, 30 de julho de 2011

Sacramanento

Assisti ao documentário Sacramento de Macaue no Curta no Metrô na Estação Paraíso. Sacramento é sobre uma simpática cidadezinha de Minas Gerais. Gostei bastante! A diversidade de história dessa cidade surpreende, o quanto conhecemos pouco de nossa história e de detalhes desse país imenso. Só mesmo documentários pra que conheçamos um pouco mais.



O documentário é bem variado. Mostrou as belezas naturais, a vegetação tem pouca influência original, o serrado, mas tem muita diversidade de plantas. E há uma bela cachoeira com várias quedas. O avanço dos sacramenteiros me surpreendeu. Na década de 20 foram lançados dois jornais feministas, um com o nome de O Feminista e outro de Fi-Fi. Duas mulheres avançadas, Eleosinha Cunha e Iracema Castanheira conseguiram na justiça o direito de voto em 1928. Outra história interessante é do Eurípedes, inclusive na lista telefônica há muitos Eurípedes em sua homenagem. Ele fundou um colégio com um currículo diferenciado onde incluía a natureza nos estudos, prática que ainda é realizada. Gostei muito do documentário!

Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Aquela região (triângulo mineiro) é realmente muito desenvolvida e aprazível em termos de belezas e clima. Morei em Araxá, por um tempo e fica bem pertinho de Sacramento. Tive oportunidade de conhecer toda a região. Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. E o mais legal é olhar sobre tudo isso. A forma como todas essas cuiosidades aparecem. Curiosidases e acontecimentos históricoa ganham vida. beijoss

    ResponderExcluir
  3. gostoso isso né? conhecer um pouco mais de um lugar que já conhecemos ou mesmo que nunca ouvimos falar. Da vontade de sair explorando o mundo inteiro haha

    ResponderExcluir
  4. cacá, eu fiquei com vontade de conhecer sacramento. tb não conheço araxá.

    karen, é verdade, ouvir os outros, desvenda histórias. adorei o seu blog.

    livros e crivos, exatamente. poder viajar sem sair do lugar. é bom ver pessoalmente, mas é bom tb conhecer pelo filme.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!