domingo, 9 de agosto de 2015

Montanha de Cyro dos Anjos

Terminei de ler Montanha (1956) de Cyro dos Anjos da Livraria Garnier. Eu ganhei da vizinha alguns livros, esse foi um deles. Não é o dessa capa, é de outra edição. Recentemente a Editora Globo publicou novamente as obras desse grande escritor. Montanha é um país fictício. Cyro dos Anjos retrata a luta pelo poder, as articulações políticas para as candidaturas dos que almejam a presidência de Montanha e os boatos de um golpe.

Cyro dos Anjos sempre negou a relação com o momento político no Brasil na década de 50, mas antes do livro começar a edição mostra quem seriam os personagens, quem seriam os políticos e articuladores desse período. Gostei muito! Não é um livro fácil já que o que conheço de história do Brasil aprendi na escola. Recentemente vi o filme Getúlio que ajudou muito na compreensão também. Esse filme eu comentei aqui. E também com o período que Stepan Zweig viveu no Brasil e o filme comentei aqui. Mas há muitos nomes que estão muito distantes dos estudos parciais de história do Brasil que aprendemos na escola. Acabamos conhecendo mais alguns personagens da história, mas outros hoje, só conseguimos conhecer melhor com um estudo mais aprofundado. Cyro dos Anjos levou bastante tempo para finalizar esse livro. Chegou a terminar quando foi para a França a trabalho, já que era funcionário público.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Nunca ouvira falar do escritor, parece de falta uma alegoria interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, é muito interessante. são muitas articulações políticas.

      Excluir
  2. Nunca ouvi falar deste escritor! E eu cada vez fico mais impressionada com as suas descobertas, tanto da literatura quanto de filmes....
    Já eu estou lendo um livro de um escritor israelense que conta a historia de um judeu que retorna para a sua cidade natal depois de ter passado alguns anos em Israel no começo da primeira Aliá. Impressionante como ele faz uma descrição do que veio a acontecer com esses judeus poloneses durante a ocupação nazista aos seus territórios....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, agradeça a minha vizinha. eu tenho vergonha de conhecer tão pouco bons escritores brasileiros. eu tento diminuir a minha falta. abrangendo ao máximo temas diferentes. fiquei com vontade de ler esse livro.

      Excluir
  3. Valeu a dica dos livros, eu não os conhecia
    Boa semana.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto o nome desse autor mas nunca li nada dele. Imagino como deve ter nomes que não conhecemos, que fizeram parte da história e não nos ensinaram na escola. Boa dica!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, é vergonhoso as escolas só ficarem sempre nos mesmos e poucos autores.

      Excluir
  5. Oi, Pedrita.

    Do CA eu conheço (já li) O Amanuense Belmiro, mas fiquei bem interessada neste livro que você menciona.

    Beijoca

    ResponderExcluir

Cultura é vida!