quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Que Estranho Chamar-se Federico

Assisti Que Estranho Chamar-se Federico (2013) de Ettore Scola no Telecine Cult. Eu amo esse diretor e nesse filme ele reconta Fellini. Foram grandes surpresas, faz tempo que coloquei esse filme para gravar.

Eu não sabia que Ettore Scola tinha conhecido Federico Fellini, não da forma que foi. Não sabia que Federico Fellini desenhava. Jovem, ele vai a um jornal que publica charges. As de Fellini são muito engraçadas e ele é contratado. E Ettore Scola lia o jornal para o avô quando era criança, porque o avõ não enxergava, então começou a desenhar charges. Ele adorava os chargistas do jornal. Quando moço foi procurar emprego no jornal. Federico Fellini já era cineasta e já estava bem de vida. Mas um profissional do jornal continuava amigo de Fellini e ficou amigo de Scola, então eles saíam à noite para conversar. Federico Fellini é interpretado por Tommaso Lazotti. E Scola por Giacomo Lazotti.

No início Fellini escrevia piadas para teatros de revista. O filme é muito poético, mágico. Incrível. Dois gênios, um olhar diferente de dois gênios, que filme maravilhoso!


O filme é contada de forma mágica.  São ótimas as cenas que vemos eles nas ruas e com uma mudança da iluminação tudo se transforma em cenário, Tudo é milimetricamente inteligente e belo. A adolescência de Fellini e seus desenhos, os roteiros para cinema. Depois uns passeios de carros com as pessoas que Fellini criava nos filmes e nos minutos finais trechos de filmes e de entrevistas com atores recentes e antigas, tudo muito bem editado, realizado.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Este eu assisti e tive a mesma impressão: documentário cheia de magia e poesia, rsrs. Fellini foi realmente um grande artista e teve a sorte de ver o mundo reconhecer isso enquanto ele vivia.

    ResponderExcluir
  2. Não assisti mas deve ser bem bonito. As fotos que colocou aqui mostram um filme cheio de cores.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Hello, Pedrita!
    Pela resenha deve ser muito bom!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que está na minha lista. Agora que li o que você escreveu, mais ainda!

    ResponderExcluir
  5. Olááááá Pedrita
    Que interessante parecem mesmo mágicas as cenas, curiosos imaginar que na rua com mudança de iluminação se tornam igualzinho as dos cenários dos filmes.
    Não sabia que Fellini desenhava charges :)
    Amei a indicação e vou anotar na minha lista dos desejados.
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é muito mágico. precisa assistir. nem eu sabia q fellini começou desenhando charges e q foi assim q scola na infância conheceu o trabalho de charges de fellini.

      Excluir
  6. Eu vi no Telecine que estava passando mas não parei no canal...que pena!
    Rsrsrs

    Beijinhos ♥
    *Blog Resenhas da Pam*

    ResponderExcluir
  7. Não vi esse para gravar.
    Sou fã de documentários.

    Não gostei do Vicense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, esse eu gravei em maio. não sei mais se entrou na programação. mas um leitor do meu blog viu. quem sabe aparece de novo. amo vincere.

      Excluir

Cultura é vida!