terça-feira, 23 de março de 2010

O Corajoso Ratinho Despereaux

Assisti O Corajoso Ratinho Despereaux (2008) de Sam Fell e Robert Stevenhagen. Eu procurava um filme pra ver e me deparei com essa animação que nunca tinha ouvido falar. Logo no começo aparece um ratinho e que ele falava de uma sopa, achei que seria mais um daqueles filmes que seguem atrás de um grande sucesso e são filmes irmãos, nem sempre talentosos como o original. Me enganei redondamente e descobri uma animação com um roteiro surpreendente. Não conheço a escritora do livro que originou esse filme, Kate DiCamillo. O roteiro tem tanta profundidade que fiquei arrepiada.

 O roteiro aborda muitas questões importantes como perdão, tolerância, precon-ceito, vingança, ódio, maldade, bondade, pobreza. Me emocionei várias vezes. Há várias histórias interligadas. A ratazana que mora em um barco e vai provar a famosa sopa. O ratinho que tem problemas com seu grupo social porque não tem medo. A empregada que é menosprezada pela princesa. Uma princesa que tem todos os lados, bons e ruins. São tantas questões que achei muito importante para as crianças. Não é um filme fácil, não é de absorção fácil e nem é previsível. Não tem um formato tradicional das animações atuais, mas é muito rico em detalhes, significados e ideias. Há muito o que debater depois de assistir O Corajoso Ratinho Despereaux.

Youtube: The Tale of Despereaux - Trailer HD



From Mata Hari e 007
Beijos,


Pedrita

4 comentários:

  1. Cara Pedrita
    Nos últimos anos o cinema de animação, encontra-se repleto personagens em que o ratinho é o herói, de todos o Mickey continua a ser o nosso preferido.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para assistir. Não consegui ver no cinema.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita adorie a dica.
    Acho que ainda nao vimos porque certamente lembraria. Mas é como vc escreveu eles sao como uma corrente, muito parecido uns com os outros filmes.

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. paula e rui, nunca vi o mickey como herói.

    ana maria e georgia, é genial. e acho q as crianças não só vão gostar como pensar e questionar muito.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!