quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Paixão Perdida

Assisti Paixão Perdida (1999) de Walter Hugo Khouri no Canal Brasil. Eu adoro esse diretor! Gostei muito! É um filme muito subliminar, psicológico, com vários temas tabus. Um garoto está praticamente autista desde que ele sofreu acidente com sua mãe que faleceu. Começa com uma moça chegando na casa para trabalhar cuidando do menino, várias já tentaram, ou desistiram, ou não tiveram jeito. Essa moça é interpretada pela Mylla Christie, quem mostra o serviço é uma governanta prepotente, que se comporta praticamente como dona da casa. A governante é interpretada pela excelente Zezeh Barbosa.

A relação vai bem, o menino apresenta algumas melhoras até o pai ausente aparecer interpretado pelo Antônio Fagundes. Ele chega com a namorada interpretada pela Paula Bulamarqui e a outra filha chega um pouco depois. A relação que já era de posse entre o menino e a sua "enfermeira" se desestrutura. Há imagens do passado do menino com a mãe interpretada pela Maitê Proença. O ciúme e posse entre todos é forte, sufocante. Todos se incomodam com a relação entre uns e outros.  Até mesmo a relação entre mãe e filho extrapola. .

Incrível como o diretor consegue em olhares e silêncios transparecer todos os sentimentos tumultuados e possessivos de todos. O menino é interpretado por Fausto Carmona. A irmã por Andrea Dietrich.











Beijos,











Pedrita

3 comentários:

  1. Desculpe, Pedrita, que o meu comentário não tenha nada a ver com o seu post.

    A Pedrita, que me conhece há algum tempo, já deve ter compreendido, que eu não sou uma grande amiga de cinema, sou sim, uma grande amiga de teatro e de ópera.

    Esta conversa toda, é por causa de um filme argentino, que vi no sábado e ADOREI; por isso, quero recomendá-lo a uma cinéfila como a Pedrita.

    Se estiver interessada, leia aqui:

    http://ematejoca-ematejoca.blogspot.com/2010/11/blog-post_13.html

    ResponderExcluir
  2. ematejoca, vou ler o seu post.

    georgia, tudo bem sim.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!