sábado, 8 de setembro de 2012

Um Vestido para Lia

Assisti ao curta Um Vestido para Lia (2009) de Regina Barbosa e Hermano Figueiredo na TV Brasil. Descobri por um acaso que a TV Brasil passa curtas do projeto Curta Criança que gosto tanto. O Curta Criança é um projeto do Ministério da Cultura que patrocina curtas infantis e infanto-juvenis. Essa produção é de Alagoas. A Lia quer um vestido novo para a festa tradicional de sua cidade. Sua mãe é costureira e está lotada de vestidos para entregar para a mesma festa e não tem tempo para fazer um para a sua filha. Em pouco tempo o curta aborda muitas questões, inclusive da valorização e divulgação de festas tradicionais brasileiras. A mãe explica para a colega de trabalho que não quer que a sua filha ache que a vida é fácil, e que a prioridade são as encomendas para por a comida na mesa. Depois a menina se encontra com a turma que faz as roupas da festa, ela fala que as roupas são novas, e um diz que não, que não há patrocinador para a festa, que as roupas são dos anos anteriores, só com apliques novos, mas que não há dinheiro para o novo. Ela leva então fitas e a amiga e a mãe colocam fuchicos e fitas em um vestido branco que a menina já tinha e vocês não imaginam como ficou lindo.

Li que é o dia da Padroeira da cidade de Massagueira. A diretora lançou um livro, que vi imagens, que é uma graça com essa história. A menina é interpretada pela Fabrícia Avelino. Os outros do elenco são: Diva Gonçalves, Ane Oliva, Bete Miranda e Naeliton Santos, além da participação especial do Mestre Benon e do Guerreiro Treme Terra. Um Vestido par a Lia ganhou Melhor roteiro na Mostra Sururu, realizada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas,  AL, outubro de 2011 e no 5º Festival de Cinema de Triunfom, Pernambuco, na categoria de curtas. Adorei saber que a TV Brasil para os curtas do Curta Criança, vou tentar ver outros.

Beijos,
Pedrita


5 comentários:

  1. Que legal! Criatividade é tudo! A TV Brasil tem boas opções.

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, que achado precioso este curta, adorei.

    ASefa foi muito importante em mudar a decisao da mae e de acalmar a menina.

    Adorei.

    Traz outros filmes assim pra cá.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. bruxa, esse curta é muito legal. tb gosto de alguns dos programas da tv brasil.

    georgia, muito bacana né? sempre q ver curtas assim legais coloco aqui.

    ResponderExcluir
  4. Que belezinha esse filme. E imagino sua emoçao so pela frase: voces nao imaginam como ficou bonito! Posso imaginar Pedrita. Quero assistir, pelo menos esse canal eu tenho aqui. Oba!!!!Bom domingo! Bjos

    ResponderExcluir
  5. camille, qd ver o curta vai entender a emoção.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!