segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O Capital

Assisti O Capital (2012) de Costa-Gravas no Max. Há tempos que vi esse filme na programação, mas não conseguia assistir. Adoro esse diretor e esse filme é absolutamente genial. O roteiro é baseado no livro de Stéphane Osmont. Como a maioria dos filmes desse diretor é muito irônico. Nosso protagonista está em um campo de golfe, um homem passa mal e ele diz que esse é o começo da sua história. O homem que passa mal é o presidente de um banco. Resolvem escolher nosso protagonista para presidente, não porque acham-no capaz, mas para que ele seja trocado logo depois.

Nosso protagonista percebe que algo está errado e quer ficar no poder. Sempre teve interesse em subir na carreira, desde a sua aproximação ao presidente e em ganhar a sua confiança. Ele contrata então um detetive para saber quem são as peças chaves do conselho, quem são os seus traidores. E começa a fazer tudo para permanecer no cargo e ganhar muito dinheiro. O protagonista é interpretado pelo Gad Elmaleh.

O Capital é muito inteligente. Mostra o jogo de interesses entre acionistas do banco em ganhar milhões, mesmo que as manobras sejam totalmente ilícitas e anti-éticas, mesmo que prejudiquem a maioria. Muito irônico quando ele vai visitar a família, as crianças todas brincando ao ar livre coletivamente, ele abre o carro cheio de presentes eletrônicos coreanos e depois as crianças em uma sala, cada uma com o seu brinquedo em total silêncio e isolamento. O elenco é muito bom: Gabriel Byrne, Natacha Régnier, Céline Salette, Liya Kebede, Hippolyte Girardot, Bernard Le Coq, Phillipe Duclos e Daniel Mesguich.



Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Costa-Gravas está vivo? Não sei.
    Dele lembro de ter assistido Z, um filme com conotação política.
    Acho que na época, gostei.

    Sim, ele está vivo. Com 81 anos. Não sei se ainda filmando.(vi agora no Google)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, ele filmou o capital com 80 anos. há fotos dele com o elenco durante a filmagem no google. eu adoro esse diretor.

      Excluir
    2. nesse link aqui no blog há mais dois filmes que comentei dele, quarto poder e o excelente o corte http://mataharie007.blogspot.com.br/search/label/Costa-Gravas

      Excluir
  2. Olá, Pedrita
    Esse filme parece bem interessante
    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita, adorei conhecer seu blog.
    Parece bem interessantes esses filmes.
    Boa dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos votos de melhoras. Ando meio longe dos filmes e programas. Mas que bom que você continua com muito bom gosto pra escolher o que ver.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!