sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco

Fui a Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco no centro de São Paulo. Essa igreja foi reinaugurada em maio deste ano após longo período de reforma. A igreja ficou fechada por 7 anos. Fica no Largo de São Francisco, ao lado da Igreja de São Francisco e da Faculdade de Direito. É uma preciosidade tombada pelo Patrimônio Histórico em 1982. Em 1642 foi construída uma pequena capela. Depois Frei Galvão fez um projeto de ampliação que incorporava a antiga capela e a igreja foi inaugurada com esse nome em 1787. Inicialmente os Bandeirantes é que estimularam a construção da capela. Em 1787, a igreja era frequentada pela alta sociedade paulistana. Com vários ambientes, após as missas os homens se reuniam em outras salas para conversar e as mulheres em outras dependências. É o mesmo São Francisco de Assis da outra igreja. Inclusive as duas igrejas podem ser vistas na parte superior, as duas igrejas são germinadas. Há várias obras. Outra curiosidade é que a igreja é mantida por uma Irmandade com Conselheiros. Só de vez em quando é que agendam missas, e as visitas guiadas só podem ser realizadas aos sábados às 10h. É um ótimo programa visitar prédios e igrejas históricas no centro de São Paulo, até porque é um programa gratuito e conta um pouco da história dessa cidade.
Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Aqui tem Igrejas belíssimas. Tem uma Capela Dourada no Centro da cidade que um luxo. Mas, fica quase sempre fechada pq entram ladrões com frequência.
    Sem falar que por ficar ao lado da Igreja de Santo Antonio, onde se criou o hábito de dar pão a pobres(sou contra) a calçada é tomada por desocupados, bêbados, pedintes.
    Dá medo vc passar na calçada.
    Já trabalhei, qdo estudante de medicina, na Secretaria da Fazenda, que fica em frente a tudo isso.
    Foi nessa ocasião que entrei muitas vezes nessas igrejas.

    O melhor comentário sobre o filme"A menina que roubava livros", foi seu.
    Quem assistiu vê com olhos diferentes dos meus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, a história dessa igreja é muito rica.
      pensamos parecidas em relação a esse filme.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Eu já assisti Caros Ouvintes. Achei demais! Faço um paralelo com o que acontece com a nossa televisão nos dias atuais. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, não sei, é um paralelo realmente com profissões que acabam.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita.
    Conheço essa igreja e é muito bonita. Já tive a oportunidade de assistir missa.
    Bom final de semana pra vc.
    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Passei centenas de vezes em frente e não sabia o nome da igreja.

    Não somente igrejas, mas o centro de SP tem belos prédios, uma pena que a maioria esteja muito mal cuidado ou até mesmo tenham sido invadidos.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, na infância minha tia me levou para conhecer vários prédios e igrejas do centro da cidade. nunca esqueci. ainda faço essa prática.

      Excluir
  5. Gostei muito do post e do vídeo, a igreja tem a arquitetura de fachadas típicas do sul de Portugal e da ilha Terceira nos Açores, até a cor ocre que aparece nas molduras da fachada e os azulejos são típicos de cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, foi a época que os portugueses que construíam por aqui.

      Excluir

Cultura é vida!