terça-feira, 4 de março de 2008

Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Assisti no cinema ao filme Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) de Tim Burton. Eu achava que esse subtítulo tinha sido colocado no Brasil, mas realmente existe no título do filme. Fui com minha irmã, conhecemos pela primeira vez os Cinemarks do Eldorado. Precisamos de um mapa para sair da sala, já que como sempre, fomos as últimas a sair, as únicas que pagam e vêem o filme todo, incluindo todos os créditos. Era o último que queria ver dos filmes que concorreram ao Oscar, infelizmente Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet não concorreu a Melhor Filme. É denso, complexo e maravilhoso! Mas não sei se a Academia deve ter gostado. O próprio 007 disse que não tem vontade de ver porque não acha que o tema combine com musical. Eu achei tudo perfeito, maravilhoso, um dos grandes filmes que já vi.



Gostei posteriormente de saber detalhes do filme. Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet é baseado em musical de Stephen Sondheim e Hugh Wheeler e o autor não achava que poderia ser bem adaptado para o cinema, até conhecer a proposta do Tim Burton. Esse diretor é realmente sensacional e o seu não-convencionalismo nos proporciona maravilhas da criação. Tim Burton insistiu que Johnny Deep fosse o barbeiro e fez bem, não tinha idéia que o ator teria tão linda voz e cantasse tão maravilhosamente. Gostei de saber sobre todas as atrizes que foram pensadas para ser a protagonista, mas de todos os nomes que li, achei muito acertado ser Helena Bonham Carter, ela também canta muito bem. E foi igualmente acertada escolher atrizes desconhecidas para a mulher e a filha do nosso protagonista interpretadas por Laura Michelle Kelly e Jayne Wisener.

O roteiro é muito dramático. Um barbeiro inocente, belo e feliz tem uma bela esposa e uma linda bebê. Um juiz mal manda prender o barbeiro para poder ficar com a esposa dele. Anos depois o barbeiro consegue fugir das prisões e volta pra se vingar. É um roteiro muito triste e perverso!

Gostei muito do elenco. Belo e ótimo cantor o rapaz inocente interpretado por Jamie Campbell Bower, outro ator praticamente desconhecido. O juiz e seu ajudante são ótimos atores, não tinha idéia que o ator que faz o juiz, o Alan Rickman, cantasse tão bem. O seu ajudante é interpretado por Timothy Spall. O garoto interpretado por Ed Sanders também está muito bem, canta bem. É o primeiro papel dele no cinema.


Merecidíssimo o Oscar de Melhor Direção de Arte. A utilização das cores, a direção de fotografia de Dariusz Wolski , são impecáveis. Essa é uma das cenas que nosso protagonista anda no meio da multidão cantando, mas ele não está lá. De uma criatividade e brilhantismo incrível. No período da inocência tudo tem tons sépia, no período da escuridão tudo é branco, preto e cinza, só o sangue é vermelho. Outra que tem cor na roupa é a doce filha de nosso protagonista. Tudo é de um brilhantismo surpreendente!
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet ganhou ainda 2 Globos de Ouro de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Ator - Comédia/Musical (Johnny Depp).







Estou muito feliz que Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet seja o post de tag 100 sobre cinema no Mata Hari e 007 no blogspot. Amei esse filme e gostei de ser uma das minhas incursões no cinema.

Pedrita

12 comentários:

  1. Pedrita, ouvi falar maravilhas sobre esse filme, gostei muito do que vi sobre ele e achei merecido o Oscar de direção de arte. Mas tenho que confessar... morro de preguiça de musicais! Não gasto meu rico dinheirinho pra entrar no cinema e ver um filme onde as pessoas param no meio da conversa e começam a cantar como malucos. Blé! =[
    Mas gosto é gosto. Talvez seja trauma por causa do dia em que fui sozinho ao cinema assistir Chicago.

    Cheers!

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, eu já queria muito ver este filme, agora quero mais ainda! Seu post me deixou com muita vontade de ver o filme. Adorei as fotos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o filme e para quem acha que é um musical no estilo daqueles dos anos 50 vai se surpreender. As músicas são muito bem colocadas na trama sem exageros. Realmente, adorei! Só confesso que, nos momentos sanguinários, eu fechei os olhos.
    Denise

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que li sobre esse filme, não sabia que era um musical, principalmente pelo tipo de história. (Não que eu tenha nada contra musicais, ao contrário - mas ainda prefiro uma bela ópera. :-D)

    Vou colocá-lo na infindável lista de "a ver".

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita.
    Adorei sua crítica sobre este filme. Ele está na minha lista.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. rodrigo, uhuuu, conseguiu ser o primeiro!!! o mais culto!!! hahahhahahaha. e sweeny tood é bem diferente dos musicais que conhece!

    marion, assista, mas vc vai ter que fazer como a minha irmã, fechar os olhos em vários momentos.

    dê, a marion vai ter que fazer o mesmo!

    josé luiz, esse musical é muito diferente.

    elvira e quintela, vcs vão gostar!

    ResponderExcluir
  7. De todas as pedidas que você mandou esta realmente é a melhor!! Eu ainda nao vi, adoro filmes, mas odeio cinema!! Por isso espero sair em DVD, compro todos os quero para curtir em casa, e ver mais que uma vez!!
    Tô voltando das férias, e repaginando meu blog, apareça!!
    Também tô criando um novo blog so de fotos pessoais, se quiser ver, passa la:
    www.falandodefotos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. liz, eu amo ir ao cinema. tanto que corri pra ver esse porque acho que perde muito na tv. adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei esse filme no fim de 2013 e vc nem sabe... uns dias depois estava eu olhando na locadora e encontrei outro filme, com o mesmo nome, mas sem ser musical, baseado numa história real.

    Tem muita coisa similar, mas com modificações significativas. Mas é interessante em termos de filme.



    ResponderExcluir
  10. lualessei, vou procurar, fiquei curiosa. obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!