domingo, 20 de março de 2011

Tubarão

Assisti Tubarão (1975) de Steven Spielberg no Telecine Cult. Esse não chega a ser o filme da série "Todo mundo viu menos você" porque alguns amigos não gostam do gênero, principalmente alguns blogueiros amigos. No início o Marcelo Janot falou sobre o filme. Eu sempre quis ver. É realmente muito bem realizado e são muito bem feitas as cenas de ação. Estranhei o formato, hoje os filmes do gênero são bem mais intensos. Esse na verdade só tem ataque mesmo em umas 4 pessoas no filme todo. Até mesmo as cenas de caça em alto-mar lembraram mais viagens de pescadores, mais conversas e espera, que ação.

Me surpreendi com o realismo das cenas políticas. O delegado assim que sabe da primeira pessoa morta prepara placas para interditar as praias. O prefeito e algumas personalidades da cidade de veraneio impedem o delegado de alarmar as pessoas e interferir no faturamento da temporada e principalmente a do dia 4 de julho. No final o mar parece fora de perigo, mesmo em alto-mar parece que nada mais vai atacá-los. Os três principais são:  Roy Scheider, Richard Dreyfuss e  Robert Shaw. Alguns outros são: Lorraine Gary,  Murray  Hamilton e  Chris Rebello.

Eu participei do blog O Que Elas Estão Lendo? no tema Um Livro Que Poderia Virar Filme. É uma nova coluna do site e me convidaram pra inaugurar. Qualquer um pode participar, é só seguir as instruções  de lá.



Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Nunca vi Tubarão. Mas fiquei curiosa depois da sua opinião.
    Respondi seu comentario la no ultimo post do meu blog...
    Vou entrar no blog citado acima e vou inicar um livro tambem... bjs

    ResponderExcluir
  2. Em 1973 o filme mais obrigatório de todos foi O Exorcista, no ano seguinte foi Tubarão. Algo semelhante a isto somente vi com Titanic (97). A identificação universal com um filme, ainda muitos não gostem dele, é algo marcante na história da humanidade.

    ResponderExcluir
  3. fatima, é um filme importante. mas não sei se vai gostar.

    enaldo, o marcelo janot comenta isso no início.

    ResponderExcluir
  4. Este filme contribuiu para o ódio irracional contra estes animais e muitas espécies hoje estão em extinção.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!