sexta-feira, 20 de abril de 2012

Liberté

Assisti Liberté (2009) de Tony Gatlif no Max. Gostei demais desse filme tão bem realizado, com interpretações tão autênticas. Liberté é baseado no livro de Jacques Signot. Começa em 1943. Nômades se refugiam na floresta, mas sai uma lei onde eles são proibidos de continuar itinerantes. Foram muitos ciganos para os campos de concentração, muitos mortos. Achei real demais essa comunidade nômade que é inspirada em fatos reais. O diretor é Argelino, de origem cigana. Há a intolerância na guerra dos alemães com os ciganos, mas Liberté mostra que o preconceito vai além dos soldados alemães. Franceses também querem que os ciganos partam de onde moram. A prepotência e violência humana de se achar melhor que o outro, de perseguir e matar o outro só porque são diferentes.

O elenco é talentoso e belíssimo: Marc Lavoine, Marie-Josée Croze, James Thiérrée. Mathias Laliberté, Carlo Brandt e Bojana Panic. Fiquei muito impressionada com esse filme.

Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. No ano passado um professor do mestrado indicou-me "Gadjo dilo", deste diretor. Eu comecei a ver mas não me empolguei. Eu acho que diretores que falam sempre do mesmo tema correm o sério risco de ficar com um público muito restrito.

    E, até onde li, T.Gatlif só fala sobre os ciganos.

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, tudo bem?

    Nao conheco o filme.

    Bjao e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Vi a sinopse no site do Max e fiquei louca para assistir.

    ResponderExcluir
  4. tambem quero ver. o tema me interessa, muito.
    deixei um recado la no meu blog para voce!

    ResponderExcluir
  5. enaldo e georgia, eu gosto muito qd artistas, nesse caso um cineasta, produz obras do seu universo. enquanto assistia o filme o q mais pensava era na veracidade daquele grupo nômade. pensava como ele tinha conseguido realizar algo tão real e qd vi q ele mesmo era um nômade, compreendi. acho q é uma forma de conhecermos melhor uma cultura qd eles mesmos contam suas histórias.

    bruxa e fátima, vcs vão adorar.

    ResponderExcluir

Bons comentários!