domingo, 2 de junho de 2013

O Garoto da Bicicleta

Assisti O Garoto da Bicicleta (2011) de Jean-Pierre e Luc Dardenne no Max. Esse filme é incrível e imprescindível nos dias de hoje. Nunca tinha visto um filme desses irmãos belgas, gostei demais. Começa com um garoto no orfanato tentando telefonar ao pai. Ele está inconformado que o telefone foi desativado e o orientador explica que o garoto já sabe pelo porteiro que o pai se mudou e não deixou o endereço.

Em uma dessas tentativas de saber o paradeiro do pai, esse menino se agarra a uma moça para que os orientadores não o levem de volta ao orfanato. Essa mulher se sensibiliza com o garoto e consegue comprar de volta a bicicleta dele. Ele pede então que ela se inscreva para passar os fins de semana com ele. Logo vemos que não é porque ele quer ficar com ela, mas porque ele quer sair para poder continuar procurando o pai. É desoladora a angústia desse garoto. Sua rebeldia e revolta também não é fácil de administrar e é muito bonito como essa mulher tenta acolher e ajudar esse garoto. O final é muito irônico e surpreendente. Como os pais podem ajudar os filhos a se tornar alguém melhor, ou como pode ajudar a criar filhos omissos. Essa mulher é interpretada pela ótima Cécile de France. O garoto está incrível e é interpretado por Thomas Doret. Alguns outros do elenco são: Jérémi Renier e Fabrizio Rongione. O Garoto da Bicicleta ganhou o Melhor Filme eleito pelo Júri no Festival de Cannes.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Oi Pedrita,
    Esse me interessou!
    Vou ver se acho.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, não é um filme fácil, mas creio que vá gostar.

      Excluir
  2. Pedrita,
    Esse filme deve ser surpreeendente.
    Domingo é dia de muso!
    Big Beijos
    Lulu
    http://www.luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro todos os filmes desses irmãos belgas e o ator Jérémi Renier. Os filmes anteriores deles são ainda melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, faz tempo que quero o ver o silêncio de lorca, tem passado em um canal da tv a cabo, mas ainda não consegui.

      Excluir
  4. Mais um que não posso perder! Não conhecia esses diretores, foi muito bom saber sobre eles! Beijo, boa semana pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anamaria, eu conhecia o silêncio de lorna que sempre quis ver, mas não sabia que eram de dois irmãos talentosos. esse acho q vai gostar.

      Excluir
  5. Ola Pedrita,este eu vi e gostei demais.... Excelente tua indicação e postagem.Bjs.SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. suzane, que bacana, é o segundo leitor do blog que viu o filme. adoro conversar com quem viu.

      Excluir

Cultura é vida!