sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Vingança de Manon

Assisti em DVD A Vingança de Manon (1986) de Claude Berri. Minha amiga me emprestou uns DVDs. Vi Jean de Florette que comentei aqui e só depois que vi que ela me emprestou também a continuação. É igualmente genial. No making of no primeiro DVD eu vi que o diretor filmou os dois filmes juntos, primeiro Jean de Florette e depois A Vingança de Manon. Os dois são baseados no livro de Marcel Pagnol.

Vou falar detalhes do filme: Passaram-se 11 anos e a pequena Manon cresceu. Ela quis continuar vivendo na casa na pequena cidade e quer se vingar de todos por terem escondido uma mina d´água levando o pai à morte. A bela Manon é interpretada pela Emmanuélle Béart. O texto tem um viés moralista. Ela acha e fecha a mina da cidade. Todos da cidade começam a sofrer o que o pai dela sofreu já que não só os vizinhos fizeram mal ao pai dela, como a cidade sabia mas foi omissa e se silenciou. O moralismo fica por conta do desfecho, o mal que fizeram foi muito pior porque não sabiam do grau de parentesco do pai. 

O filme mostra também a hipocrisia da cidade que só vai à missa quando fica sem água. O padre mesmo critica os moradores pela súbita fé egoísta. Todos estão ótimos. Daniel Auteuil continua maravilhoso, seu tio é interpretado por Yves Montand. Surge no elenco o professor da cidade interpretado por Hyppolite Girardot. Emmanuélle Béart ganhou César de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme.



Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Yves Montand e Daniel Auteuil, estão quase irreconhecíveis.

    Instalei o PopCorn Time e vi ontem um belo filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e estão ótimos. o daniel auteuil quase perdeu o papel por ser muito bonito. ai enfearam ele com uma prótese nos dentes e outros artifícios.

      Excluir
  2. São dois filmes que pretendo assistir ainda,

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu assistis Isolados no cinema. Fiquei muito surpreso com o final do filme.... Reparei que tinha algo estranho no roteiro... Preciso assistir Casa Grande.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, eu tb me surpreendi com o final de isolados. não sei q filme é casa grande. vou procurar.

      Excluir
  4. Oi Pedrita,
    Esse filme é novidade pra mim. Valeu a dica.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Cultura é vida!